TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE MATERIAIS DE UMA CAIXA D’ÁGUA

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

CAIXA D’ÁGUA

A pesquisa de caixa d’água a ser instalada na a área determinada pelo consumidor é um processo que demanda algum tempo, para o cálculo da quantidade de litros ideal, análise das vantagens, desvantagens e a forma que será utilizado o produto.

No Brasil estão disponíveis uma diversidade de modelos e tipos de materiais que compõem a estrutura da caixa d’água, de forma a atender as principais necessidades de utilização dos clientes.

TIPOS DE MATERIAIS DE UMA CAIXA D’ÁGUA

Os tipos de materiais mais utilizados na fabricação de caixas d’água são os seguintes:

• Aço inoxidável

• Fibrocimento

• Polietileno

• Fibra de vidro

Fibra de vidro:

É constituído pela mistura de resina e fibra de vidro. O produto tem características como à leveza, fácil limpeza, manuseio e instalação, mas não é resistente a impactos e perfurações.

Polietileno:

Polietileno é feito de polímeros a base de petróleo, as suas principais características são a leveza, proteção contra raios UV, resistência no transporte, fácil manuseio, facilidade de instalação e limpeza, mas semelhante à de fibra de vidro não é resistente a impactos e perfurações.

Fibrocimento:

Entre todas as opção é a pior escolha, sendo um produto pouco resistente a impactos, baixa durabilidade, pesada, maior dificuldade para limpeza, entre outros problemas.

Aço inoxidável:

Material resistente a corrosão da água, alta durabilidade, resistente a impactos e não trinca. Mas cuidados na instalação são necessários para evitar o contato entre a caixa d’água e metais que provocam riscos profundos que produzem corrosão.

QUAL A MELHOR OPÇÃO:

Mesmo com a escolha adequada, a maioria dos problemas em caixa d’água decorre de erros na instalação, que prejudicam as peças e a eficiência do conjunto, por isso é essencial instalar de acordo com o manual do produto.

Todas estão dentro das normas técnicas exigidas em sua fabricação. Então vai depender de seu uso, ou seja, da necessidade do cliente. As de fibra cimento, foram mal vistas pela adição de Amianto em sua fabricação, mas ha tempos não usam mais este material em sua composição, o qual era prejudicial a saúde.

As de fibra de vidro permitem maiores capacidades quando falamos em volume de agua, própria para usos industriais e principalmente agrícolas, mas podem surgir trincas e ficarem foscas devido as intempéries, caso ficarem expostas. E fazenda ou plantios é bastante comum as metálicas em aço carbono, normalmente vistas com seu pedestal próprias, muito boas para instalação em locais remotos.

Metálica tipo Aço inox: não é comum encontrar, seu uso se torna até exagerado pelo preço, mas sem dúvida é o que tem de melhor, inclusive esteticamente é arrebatadora.

Um item importante é o seu formato, onde as redondas são mais fáceis de limpar, mas o que vai convencer mesmo é o fechamento da tampa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com