TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA- FIB

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

TIPOS DE PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO

Salvador - BA

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA- FIB

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

JULIANNA DE SOUSA SANTOS

TIPOS DE PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO

Trabalho da disciplina de Corrosão apresentado, como requisito parcial para aprovação na disciplina, a professora Horacimone Lopes, em Maio de 2016.

Salvador - Ba

2016

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.................................................................................

5

2

DESENVOLVIMENTO.....................................................................

5

2.1 Proteção Catódica......................................................................

2.2 Proteção Anódica.......................................................................      

2.3 Inibidores....................................................................................

2.4 Revestimentos protetores.......................................................... 2.5  Aplicação na indústria de petróleo............................................

       2.5.1 Inibidores..........................................................................

5

8

9

10

11

11

3

4

CONCLUSÃO..................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................

13

14

        

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1- Sistema de ânodo de sacrifício em água do mar.......................................... 6

FIGURA 2- Sistema de proteção de corrente impressa.................................................... 7

FIGURA 3- Medição do potencial de proteção catódica (Esquerdo desprotegido – Direito protegido)............................................................................................................. 8

FIGURA 4- Proteção Anódica......................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

É de fundamental importância a proteção contra a corrosão, pois a partir dela, consegue-se controlar o desgaste do material e aumentar a durabilidade do mesmo. Já na industria petroquímica, vemos sua fundamental  presença. Todos os equipamentos nas etapas de produção, extração e operações de refino do óleo e gás nesse tipo de indústria, sofrem agressão constates da corrosão, pois na composição do petróleo, há nele contido enxofre e mercaptanas, entre outros compostos, que podem produzir gases, como o H2S, que causa o aumento da acidez e a corrosão do meio. As técnicas ou processos de proteção anticorrosiva, usadas em alguns materiais de extensivo uso industrial envolvem, de maneira geral, a passivação ou a polarização do material, abrangem os revestimentos, os inibidores de corrosão, as técnicas de modificação do meio, a proteção catódica e anódica que estão citadas abaixo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Proteção catódica

        A proteção catódica evita a corrosão convertendo todos os locais anódicos (ativos) da superfície do metal em locais catódicos (passivos), fornecendo uma corrente elétrica (ou elétrons livres) de uma fonte alternativa. Geralmente isso toma a forma de anodos galvânicos, que são mais ativos do que o aço. Essa prática também é chamada de sistema sacrificial, pois os anodos galvânicos sacrificam a si mesmos para proteger o aço estrutural ou a tubulação contra a corrosão. Portanto, trata-se de um segundo sistema de defesa contra a corrosão externa. Esse sistema não elimina a ocorrência de corrosão, mas a transfere da superfície da tubulação protegida para o ânodo instalado no solo.

        É um dos métodos mais empregados para a proteção de grandes estruturas, quer seja enterradas ou submersas (parcial ou totalmente). Assim, tubulações e tanques de estocagem de gás e combustíveis diversos, plataformas de petróleo, navios, píeres e mesmo edifícios de concreto armado, mais e mais são protegidos por este método.

        Pode-se optar por um desses métodos para atingir este objetivo, por proteção por ânodos de sacrifício ou proteção por corrente impressa.

  • Proteção por ânodo de sacrifício

Na proteção por ânodos de sacrifício, o potencial adequado é alcançada devido ao contato elétrico entre o metal a proteger e um outro metal de potencial de corrosão inferior no meio onde estarão colocados. Assim, a perda de elétrons da estrutura para o meio (o que causa a corrosão) é compensada pela ligação da estrutura metálica ao ânodo de sacrifício. O direcionamento da corrente elétrica preserva a tubulação metálica, e a corrosão ocorre no ânodo. Os metais mais comuns para constituírem os chamados ânodos de sacrifício são: zinco, ligas de magnésio e ligas de alumínio. É usual o emprego deste sistema em instalações marítimas, já que a baixa resistividade da água do mar possibilita uma baixa resistência no circuito de proteção catódica, permitindo a injeção, no sistema, de uma corrente de maior intensidade.

Figura 1- Sistema de anodo de sacrifício em água do mar         [pic 2]

Fonte: http://www.cathodicprotection101.com/protecao-catodica.htm

  • Proteção por corrente impressa

O sistema de proteção catódica por corrente impressa é aquele que utiliza uma força eletromotriz, proveniente de uma fonte de corrente contínua, para imprimir a corrente necessária à proteção da estrutura considerada. Esta força eletromotriz pode provir de baterias convencionais, baterias solares, termo geradores, conjuntos motor-gerador ou retificadores de corrente. Os retificadores constituem a fonte mais freqüentemente utilizada, e através deles retifica-se  uma corrente alternada, obtendo-se uma corrente contínua que é injetada no circuito de proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (437.1 Kb)   docx (707.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com