TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA MEMÓRIA DE ACESSO REMOTO

Relatório de pesquisa: TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA MEMÓRIA DE ACESSO REMOTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA DE ACESSO ALEATÓRIO

Nas memórias de acesso aleatório os dados podem ser lidos ou escritos sem uma ordem pré-estabelecida. As memórias de acesso aleatório (RAM) podem ser estáticas (SRAM) ou dinâmicas (DRAM) dependendo da tecnologia com que são fabricadas.

As memórias dinâmicas (DRAM) recebem este nome porque necessitam ter a sua informação periodicamente atualizada, isto é, lidas e novamente escritas sob o risco dos dados serem perdidos.

Jáas memórias estáticas (SRAM) não precisam deste tipo de operação, preservando a informação enquanto houver alimentação.

Memórias SDRAM:

As SDRAMs podem aceitar um comando e transferir uma palavra de dados por ciclo de relógio. Essas pastilhas de memória são feitas com larguras variáveis de 4, 8 ou 16 bits.

Memórias DDR:

As memórias DDR SDRAM ou “double-data-rate synchronous dynamic random access memory” são uma classe de memória que alcança maior largura de banda através da transferência de dados na subida e na descida do sinal de relógio.

Efetivamente, isto praticamente dobra a taxa de transferência sem aumentar a frequência da interface de barramento do processador.

Memórias DDR2:

Como as memórias DDR, as memórias DDR2 transferem os dados tanto na subida como na descida do relógio. A diferença principal entre elas é que permite que quatro palavras de dados sejam transferidos por ciclo de memória. Então, sem acelerar as células de memória propriamente ditas, a DDR2 pode operar efetivamente com o dobro da velocidade de uma memória DDR.

Memórias DDR3:

O tipo DDR3 segue o mesmo caminho de sua antecessora, dobra a quantidade de operações por vez em relação ao padrão anterior, ou seja, realiza 8 procedimentos de leitura ou gravação a cada ciclo de clock, quatro no início deste e outros quatro no final. Há, no entanto, um aspecto onde a memória DDR3 leva desvantagem: a latência, em poucas palavras, o tempo que a memória leva para fornecer um dado solicitado.

2.2 TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA DE ARMAZENAMENTO

São memórias não voláteis em que a informação é preservada mesmo após a perda da alimentação elétrica. Quando a alimentação é restabelecida, os dados podem ser novamente lidos sem nenhuma alteração no seu conteúdo.

A memória de armazenamento pode ser de leitura/escrita ou apenas de leitura. Esta classificação se deve ao fato de que originalmente as memórias não voláteis eram apenas de leitura. Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais utilizados atualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico. São mais antigos, porém foram se aperfeiçoando no decorrer do tempo, um exemplo é o disco magnético (HD).

Discos Magnéticos:

Um disco magnético é constituído de uma ou mais superfícies, cada superfície é circular, fina e coberta com uma camada de material magnetizável.

O acesso a um disco consiste em uma série de pequenas etapas, seja para uma operação de leitura seja para uma operação de gravação.

Memórias FLASH:

Uma memória de leitura e escrita que mantém o seu conteúdo mesmo sem alimentação, a memória Flash evoluiu das memórias EEPROM e seu nome foi criado pela empresa Toshiba para expressar o quão rápido ela poderia ser apagada.

A memória FLASH é amplamente utilizada para armazenamento em módulos como “pendrives” e cartões de memória e atualmente está sendo utilizada como HD em ultrabooks.

Discos Óticos:

É um outro grande grupo de componentes utilizados atualmente em grande escala como memória de armazenamento secundário e para backups, se baseia em tecnologia ótica, ao invés do emprego das técnicas de disco magnético.

2.3 CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIAS UTILIZADAS EM ULTRABOOKS

Os ultrabooks possuem memória RAM no padrão DDR3 que é uma melhoria sobre a tecnologia antecedente DDR2 e também possuem memória cachê cuja função é acelerar a velocidade de transferência das informações entre processador e memória principal.

Outra característica marcante nos ultrabooks é possuir, para armazenamento dos arquivos, memória flash (SSD), semelhante às das câmeras fotográficas digitais. Só este detalhe já faz uma diferença enorme em relação aos modelos que possuem discos rígidos (o tradicional HD). SSD não tem partes móveis eletromecânicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com