TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE

Exames: TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

TITULAÇÃO DA GLICINA COM UMA BASE

Ernane Arantes Xavier¹ , Thainá Rodrigues Pereira¹ e Cris Hanny Pires Araújo1.

INTRODUÇÃO

Titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

No processo de titulação ácido-base, que foi o realizado, faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.

OBJETIVO

Executar corretamente as manipulações usuais de laboratório, tais como: titulação, pipetar e medir volumes analiticamente. Medir corretamente o pH usando o método eletrométrico

MATERIAIS E MÉTODOS

Glicina 0,1 M

Hidroxido de Sódio (NaOH) 0,1 M

Béquer

pHâmetro

Pipeta automática

METODOLOGIA

Em um béquer foi adicionado 30mL de solução de glicina a 0,1 M, posteriormente foi determinado o pH inicial desse composto usando o pHâmetro. Acrescentou-se a esta solução 2,0 mL de NaOH (0,1 M) e mediu-se novamente o pH, posteriormente repetiu-se este procedimento até que 30 mL de NaOH tenha sido adicionado a mistura.

Apartir destes dados foi traçado um gráfico (curva e titulação) colocando na abscissa o volume de NaOH e na ordenada o pH da solução.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Foi determinado o pH inicial da solução de glicina a 0,1 M sendo 1,56 , posteriormente foi acrescentado a esta solução, 2,0 mL de NaOH 0,1 M e foi repetido este procedimento até ter atingido a quantidade de 30,0 ml na solução. Resultados abaixo:

NaOH (0,1 M) mL

pH

2,0 ml

1,66

4,0 ml

1,82

6,0 ml

1,98

8,0 ml

2,16

10,0 ml

2,38

12,0 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com