TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHA COM HORARIO FLEXIVEL

Exames: TRABALHADOR GANHA COM HORARIO FLEXIVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Cresce cada vez mais o número de empresas que optam pela flexibilização de horário de trabalho. Entendendo que a flexibilização é uma exigência da globalização e sendo de interesse das empresas crescerem de forma positiva no mercado de trabalho, esse novo método de trabalho chega como ponto extremamente positivo, trazendo benefícios para ambos os lados.

Iremos abordar aqui as vantagens tanto do empregador, quanto do empregado, as mudanças ocorridas com a era da informação, a importância da formação de grupos, as características e a importância da Sociedade da Informação e da Tecnologia da Informação.

2 DESENVOLVIMENTO

QUESTÕES DA DISCIPLINA: ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO:

1) Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

Sendo contratada com flexibilização de horário de trabalho, o foco no trabalha aumenta e juntamente a produção. Sem nenhum tipo de pressão, sem amarras no relógio, com o horário flexível o colaborador passa a se dedicar mais para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para cumprir uma jornada de trabalho diária. A empresa ira lucrar, pois o foco será somente o resultado do trabalho, e o colaborador tendo autonomia não tem como o resultado sair negativo. Além disso, esse profissional é altamente reconhecido e bem remunerado, tendo em vista sua competência para realizar o trabalho. As vantagens são diversas e obvias, e o resultado altamente considerável. Sendo assim entendemos que um grande número de empresas esta descobrindo que o horário flexível traz vários benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução de custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.

2) Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

A possibilidade de programar melhor nossa vida pessoal (filhos, atividades físicas, estudo, etc.), são uma das vantagens para quem é contratado com flexibilização de horário de trabalho. Alem disso a parceria entre empregador e empregado fica cada vez mais forte e o reconhecimento de profissional é algo muito satisfatório. O profissional contratado nesse método passa a ter alternativas de horário para que possam dar conta de um dia a dia de trabalho cada vez mais agitado. Pesquisas apontam que o profissional contratado com flexibilização de trabalho costumam responder com maior competência e engajamento. Gostaria de ressaltar que a flexibilização de horario de trabalho para a mulher é também um ponto estremamente positivo, uma vez que muitas depois de terem filhos deixam de trabalhar voluntariamente para dedicar-se exclusivamente a família, e essa flexibilização permite que uma mulher, depois que se torna mãe, pode continuar mostrando seu desempenho profissional reduzindo sua jornada de trabalho, e não sendo demitida.

3) Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereotipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima:

Na Era da Informação, os meios de comunicação de massa exercem um papel social muito importante. Nunca o volume de notícias foi tão grande nem sua difusão tão rápida. Do mesmo modo, nunca foi tão amplo o poder de manipulação da mídia, que muitas vezes seleciona ou distorce os acontecimentos divulgados, segundo seus próprios interesses políticos e econômicos. Isso significa que a informação não é neutra. Ela é selecionada, transmitida e aplicada segundo o ponto de vista e os interesses de países, empresas, partidos políticos, movimentos sociais, etc.

4) Por fim leia o artigo do Jornal “OEstado de São Paulo” (28/02/2013) – Caderno “Economia &Negocios”, sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa. Faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: as previsões futuras em 2007 3 a realidade atual em 2013.

Do ponto de vista da estratégia, a estatística parece estar do lado dessas empresas. O Estudo Nacional dos Empregadores, de 2012, um relatório que tem o apoio de grupos defensores dos direitos da família e dos trabalhadores, observa que cerca de 63% das companhias permitem - embora não necessariamente estimulem - que pelo menos alguns funcionários trabalhem parcialmente em casa. É um aumento considerável em relação aos 34% de 2005. Pastore diz que o que realmente importa na hora de decidir ou não sobre o home office é a produtividade individual dos empregados. "Para decidir se é bom ou não, basta olhar os resultados."

QUESTÕES DA DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS:

1) Cite e explique os elementos do processo de grupo:

Grupos de trabalho precisam ser organizados, e por este motivo existem quatro tipos de elementos de processo de grupo, que são: Papeis, Normas, Status e Coesão. Esses elementos auxiliam no comportamento dos membros do grupo. E no desempenho do grupo em si.

Papeis = Funções e propósitos designadas a cada membros do grupo.

Normas = Regras aceitas e propagadas pelo grupo

Status = Posição social definida pelas pessoas a um grupo ou a um membro do grupo.

Coesão = Soma de forças que mantém o grupo forte e unido.

2) Qual a diferença entre grupos formais e informais?

Grupos formais são aqueles formados pelos próprios dirigentes de uma organização, e tem como propósito desempenhar tarefas relacionadas com a organização. Grupos Informais são aqueles formados fora das organizações, por pessoas que tem algum tipo de afinidade ou que compartilham dos mesmos interesses.

3) Explique como as equipes se desenvolvem:

As equipes se desenvolvem a partir de um grupo. Equipe é um grupo de pessoas que alem de terem metas em comum, atuam de forma a colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com