TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO 3►7 SEMESTRE

Dissertações: TRABALHO 3►7 SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  4.172 Palavras (17 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 17

proposta prevê a instalação de telas e visores nos orelhões, para que usuários possam, por exemplo, acessar catálogos de telefones e endereços ou procurar a localização de um restaurante.

"Seria uma forma de aumentar a inclusão digital no País e facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros", afirma Emilia Ribeiro. O desafio, ela reconhece, é o combate ao vandalismo, que danifica boa parte dos orelhões em todo o País.

"Os orelhões estão perdendo, rapidamente, a utilidade do passado. Mas eles estão lá, nas ruas, e devem servir para novas prioridades. Trata-se de um patrimônio público que não precisa ser construído, apenas modificado", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Foi por essa razão que a Anatel decidiu ouvir a população e elaborar um estudo para tentar revitalizar o telefone público. A proposta recebeu mais de 200 contribuições, muito mais do que o órgão regulador costuma obter em audiência

Histórico e uso da Internet

Glossário

Internet pode ser considerada uma sociedade corporativa ou cooperativa virtual que hoje forma uma comunidade com características sui generis.

Broadcast significa textualmente RADIODIFUSÃO, isto é, uma certa quantidade de informação que pode ser transmitida num determinado "pacote" de dados.

Estamos iniciando nossa compreensão sobre a Internet, uma das ferramentas cuja utilização em informática mais cresce hoje em dia. Esta ferramenta de comunicação já foi posse exclusiva dos militares, passou a ser utilizada por cientistas e estudantes e hoje está caracterizada como um veículo para comercialização.

Mais adiante em nosso curso estaremos em condições de gerar um debate sobre as características da rede de comunicações.

Este meio de comunicação tem uma característica que precisa ser percebida: ao contrário da televisão, onde o broadcast está nas mãos de algumas grandes empresas e constitui-se num meio de comunicação de um para muitos, a Internet é um meio voltado para a troca de informação de muitos para muitos.

A Internet possibilita que você viaje no ciberespaço, do seu lar, do seu computador, desde que você tenha uma conexão para a Internet o que normalmente é criada a partir de uma linha telefônica e que tem um número e contato com uma provedora.

Mas onde isto começou?

Nos Estados Unidos da América, no final da década de 60, os cientistas militares e civis começaram a interconectar uma grande série de supercomputadores. Este projeto, iniciado pelo Departamento de Defesa norte-americano, envolveu uma rede militar e incluiu um certo número de Universidades que realizava pesquisas militares. O nome deste projeto era ARPANET.

Glossário

ARPANET Advanced Research Projects Administration

(Administração de Projetos de Pesquisa Avançada)

MILNET

Rede Militar

Protocolo

Neste caso entendido como uma convenção.

A utilização deste sistema de interconexão e comunicação foi muito bem sucedida e, assim, um grande número das Universidades americanas quis participar. Esta atitude gerou um desmembramento da rede, gerando uma descentralização da coordenação da mesma e a ARPANET passou a ser uma rede exclusivamente dirigida a pesquisa. Surgem a MILNET e a nova ARPANET: estamos nos anos 80.

Observe que agora nós estamos tratando de duas redes distintas, a MILNET e a ARPANET e gerou-se assim a necessidade de criação de uma ordem de comunicação, algo que padronizasse os dados trocados e que possibilitasse que as redes se comunicassem entre si. Lembramos que a rede militar necessitava de trocas com a rede de pesquisa das universidades. Foi necessário desenvolver um protocolo de comunicação que permitisse a troca de informações entre as redes. Foi criado o protocolo IP ( Internet Protocol).

Voltar aos Tópicos do Texto Próximo Tópico

Estado atual da Internet no Brasil

A Internet está gerando enormes transformações que vem causando - nas comunicações, no trabalho, no comércio, no entretenimento, na educação. Essa rede de computadores, descentralizada, quase anárquica, é um verdadeiro fenômeno mundial.

O Brasil não está alheio a essa "revolução". Pelo contrário, estamos entre os dez países que mais utilizam a Internet. O número de internautas brasileiros já passa de dois milhões. O comércio eletrônico, através da Internet, cresce sem parar.

No Brasil, serviços bancários via Internet (home banking) são dos mais adiantados no mundo. É bastante, se considerarmos que a Internet comercial no país não tem nem cinco anos. Por isso escrever sobre a Internet e popularizar cada vez mais seu uso, dentro de padrões de criticidade e de pesquisa, são fundamentais para acompanharmos esta Revolução da Informática.

1987

Outubro

Realizada na Universidade de São Paulo reunião entre pesquisadores de todo o país para discutir o estabelecimento de uma rede nacional para fins acadêmicos e de pesquisa, com compartilhamento de acesso a redes internacionais. Além de representantes de instituições de pesquisa e órgãos de fomento, também estavam presentes representantes da Embratel.

Novembro

Participação brasileira no 6º International Networking Workshop, realizado em Princeton, NJ, EUA.

1988

Setembro

Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do CNPq, localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9600 bits por segundo (bps), estabelecida com a Universidade de Maryland.

Novembro

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) ligou-se à Bitnet e à Hepnet (High Energy Physics Network), por meio de uma conexão de 4800 bps. Um de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com