TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Semestre Serviço Social

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCial

CIBELE SENE DA SILVA

ISABELA CAROLINE ALVES

LUCIANA DE JESUS

 NATALIE DA SILVA[pic 4]

VIOLÊNCIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

[pic 5]

Itu

2018


CIBELE SENE DA SILVA

ISABELA CAROLINE ALVES

LUCIANA DE JESUS

 NATALIE DA SILVA[pic 6]

VIOLÊNCIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina: Antropologia, Sociologia Crítica, Ciência Política, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do SSoc II, Seminários da Prática IV.

Professores: Elias Barreiros, Altair Ferraz Neto, Mariana de Oliveira Lopes Vieira, Rosane Ap. Belieiro Malvezzi, Patrícia Campos.

Tutor de Sala: Maria Helena Donatti

Tutor eletrônico: Monira Janani Ghadban Sassine

Itu

2018


SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................

2  DESENVOLVIMENTO.......................................................................................

04

05

CONCLUSÃO ........................................................................................................

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .....................................................................

11

12


1. INTRODUÇÃO

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como tema: “Violência, cidadania e direitos humanos”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Durante a elaboração dessa proposta serão abordados as temáticas Antropologia, Sociologia Crítica, Ciência Política, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do SSoc II, Seminários da Prática IV

O serviço social está inteiramente inserido no contexto social, nas mais variadas situações, que esteja pertinente a sua atuação social, trazendo uma ampliação do conhecimento para todo indivíduo para que ele venha ter um despertar para a valorização de seus direitos, numa busca incansável por igualdade e justiça social.

A contribuição que o assistente social no setor de atuação, expõe claramente sua especificidade que é de atender interesses e objetivos específicos de cada área com adaptação de conceitos direcionados ao bem comum.

O Assistente Social atua nas diversas áreas, tanto no âmbito privado como no público, pode fortalecer a luta emancipatória constante dos usuários, através de sua escolha teórico-metodológica e ético-política e por intervenções que respondam ás demandas que lhe são apresentadas.

Portanto, para a realização deste, foi preciso uma pesquisa bibliográfica com material didático disponível em artigos e pelas disciplinas do semestre, através da Tele Aulas de Livro Didático e Web Aulas, que nos foi de muita serventia para o desenvolver do mesmo, contribuindo também para o conhecimento pessoal e profissional do grupo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Direitos humanos e cidadania

É possível perceber que as escolas que abrace os Direitos Humanos, comprometendo-se com ações de aceitação, igualdade e liberdade de expressão, fomentem a sociedade em geral, mesmo que sejam anos à frente, pois os valores produzidos em âmbitos escolares serão reproduzidos no âmbito social em longo prazo, estabelecendo a melhoria da vida humana e diminuindo as discriminações e crimes e todo tipo de violência.

De acordo com Fernando Barcellos de Almeida

Direitos Humanos são as ressalvas e restrições ao poder político ou as imposições a este, expressas em Declarações, dispositivos legais e mecanismos privados e públicos, destinados a fazer respeitar e concretizar as condições de vida que possibilitem a todo ser humano manter e desenvolver suas qualidades peculiares de inteligência, dignidade e consciência e permitir a satisfação de suas necessidades materiais e espirituais.

Trata-se de colocar os Direitos Humanos a serviço da educação, como roteiro para ação educativa, que conduza à emancipação das pessoas e o repudio a todas as formas de desigualdade social.

Desta forma fica bastante clara a demasiada importância do papel das colocar os Direitos Humanos a serviço mais justo, frente ao entendimento e aceitação das questões referentes à diversidade humana e não somente em defesa de classes desfavorecidas subjugadas como indefesas, mas a toda população negra, branca, homo ou heterossexual, pobre ou rica.

De acordo com João Baptista Herkenhoff, desde a antiguidade luta-se pelo reconhecimento de tais direitos, como podem ser assinalados: o Código de Hammurabi (Babilônia, século XVIII a.C - antes de Cristo), o pensamento de Amenófis IV (Egito, século XVI a. C.), a filosofia de Mêncio (China, século IV a. C.), a República de Platão (Grécia, século IV a. C.), o Direito Romano e inúmeras civilizações ancestrais.

Pertinente ao campo dos Direitos Humanos, perante a lei, todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza, o que garante seu direito, à igualdade viver em sociedade, sem discriminação com o respeito à diferença.

Por que mulheres negras e pobres enfrentam dificuldades para terem seus direitos básicos respeitados no Brasil?

A discriminação atualmente racial, vem sendo foco de debates, causando grandes discursões quanto ao fator combate, pois causa grandes transtornos não só para que é discriminado para também para que faz a discriminação pois as leis de proteção contra discriminação está cada vez mais sendo utilizada no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com