TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SEMESTRAL - ESTUDO DE CASO

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Trabalho do 5º semestre de Administração de Empresas que tem como objetivo aprimorar o conhecimento aplicando-o a prática, resolvendo um estudo de caso sobre a empresa Microsoft. Analisa-se a Pesquisa de Mercado, sua importância e aplicabilidade para uma empresa no mundo contemporâneo, buscando entender os problemas pelos quais uma organização pode passar sem sua utilização. Estuda-se os conceitos de Marketing sobre os concorrentes, a definição de produto e sobre quais são os componentes do mix de comunicação, demonstrando a importância de cada um para uma empresa. Observam-se as principais variáveis ambientais que influenciam no processo de Negociação, conceituando o que é concorrência, riscos, tempo e informação. Analisam-se todas as problemáticas com base nos conteúdos das disciplinas de Marketing, Negociação e Pesquisa de Mercado.


  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa Microsoft fui fundada em 1975 por dois amigos Bill Gates e Paul Allen, que eram apaixonados por computadores e que tinham como objetivo inicial desenvolver um software interpretador BASIC para os computadores da Altair 8800. Com o passar do tempo novas oportunidades foram surgindo, os produtos foram se aperfeiçoando e a modesta empresa se tornou uma potência em desenvolvimento, fabricação, licenciamento e venda de softwares, produtos eletrônicos e serviços pessoais. Seus produtos mais conhecidos são os sistemas operacionais Windows, o pacote de aplicativos para escritório Microsoft Office, o navegador da web Internet Explorer e os serviços online do Windows Live Messenger, o Hotmail (estes dois últimos que foram modernizados e substituídos recentemente pelo Skype e pelo Outlook respectivamente), o SkyDrive e o MSN, entre outros produtos que fazem atualmente da Microsoft a empresa que mais produz softwares no mundo, possuindo um valor bilionário, estando presente  em 9 a cada 10 computadores vendidos e dominando assim 90% do mercado mundial.

Porém com toda empresa, a Microsoft passou e tem passado por dificuldades, principalmente no que se diz respeito ao seu mercado consumidor, que vem que se alterando com o surgimento de novas tecnologias. O uso de computadores está sendo substituído pelos smartphones, tablet’s entre outros dispositivos móveis, fazendo com que a empresa veja seus maiores produtos perdendo importância na vida dos consumidores.

Assim “Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem que clientes corporativos, em maioria resistentes mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.” (Tozetto, 2014). Desse modo, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema é investir fortemente em pesquisas de mercado, do tipo para solução de problemas como, por exemplo, pesquisas de segmentação, de produto, de preço, promocional e de distribuição, principalmente com base nesses clientes potenciais, buscando saber se à o interesse por mudanças, sejam nos produtos ou nos serviços oferecidos, quais os tipos de aperfeiçoamento e inovações necessários e qual a disponibilidade para pagar por essas tecnologias. Com base nas informações obtidas a empresa Microsoft poderá tomar a melhor decisão, decidir qual caminho deverá seguir, analisar se compensa se adaptar ou não, conseguindo também respostas para questões cruciais  sobre a situação da empresa, podendo assim fazer as escolhas corretas sem perder os clientes antigos e conquistando novos.

A Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes devido ao medo de mudar, por falta de inovação, aperfeiçoamento e investimento em novas tecnologias, por falta de pesquisa de mercado e consultorias para obter conhecimento sobre a satisfação dos clientes, porque achava que possuía o monopólio do setor e que jamais o perderia para os concorrentes. Porém não foi o que aconteceu, a empresa demorou muito para investir na modernização de seus produtos e serviços, o que a levou a ser ultrapassada pelos concorrentes que investiram pesado em produtos com mobilidade e serviços baseados em nuvem.

Uma das ferramentas essenciais no mundo contemporâneo dos negócios é o marketing, que é um conjunto de atividades de uma organização que visam manter os clientes satisfeitos, obtendo lucro, utilizando-se de ética e responsabilidade social. Marketing “é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca” (Philip Kotler, 2014). O marketing abrange diversas áreas dentro de uma empresa podendo integra-las.

Um dos conceitos de marketing de Philip Kotler fala sobre estar atento aos concorrentes, que a empresa deve proporcionar mais satisfação para os clientes, se adaptando as necessidades dos mesmos, e também deve se colocar estrategicamente com suas ofertas mais agressivas que as dos concorrentes. Não existe uma estratégia específica de marketing que sirva para todas as empresas. Elas devem levar em conta seu tamanho e posição que ocupa no setor e com base nesses dados, definir as melhores estratégias que deverão utilizar para obter um retorno satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com