TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ADS

Trabalho Universitário: TRABALHO ADS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  3.338 Palavras (14 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR

Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Portifólio individual

Sandro Luiz Gomes Braga

Rio Branco

2014

Sandro Luiz Gomes Braga

Portifólio individual

Projeto apresentado como exigência para obtenção do grau de Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR.

Orientador: Merris Mozer, Anderson Macedo, Poliana P. Gomes

Rio Branco

2014

RESUMO

O uso de algoritmos é quase tão antigo quanto a matemática. Com o passar do tempo, entretanto, ele foi bastante esquecido pela matemática. Com o advento das máquinas de calcular e mais tarde os computadores, o uso de algoritmos ressurgiu com grande vigor, como uma forma de indicar o caminho para a solução dos mais variados problemas. Algoritmo não é a solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é o caminho para a solução de um problema, e em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitos. Ao longo dos anos surgiram muitas formas de representar os algoritmos, alguns utilizando linguagens semelhantes às linguagens de programação e outras utilizando formas gráficas. O aprendizado de algoritmos não se consegue a não ser através de muitos exercícios.

A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Em alguns contextos, prefere-se usar modelagem orientada ao objeto, em vez de programação. De fato, o paradigma "orientação a objeto", tem bases conceituais e origem no campo de estudo da cognição, que influenciou a área de inteligência artificial e da linguística, no campo da abstração de conceitos do mundo real. Na qualidade de método de modelagem, é tida como a melhor estratégia para se eliminar o "gap semântico", dificuldade recorrente no processo de modelar o mundo real do domínio do problema em um conjunto de componentes de software que seja o mais fiel na sua representação deste domínio. Facilitaria a comunicação do profissional modelador e do usuário da área alvo, na medida em que a correlação da simbologia e conceitos abstratos do mundo real e da ferramenta de modelagem (conceitos, terminologia, símbolos, grafismo e estratégias) fosse a mais óbvia, natural e exata possível. Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos. C++, C♯, VB.NET, Java, Object Pascal, Objective-C, Python, SuperCollider, Ruby e Smalltalk são exemplos de linguagens de programação orientadas a objetos. ActionScript, ColdFusion, Javascript, PHP (a partir da versão 4.0), Perl (a partir da versão 5) e Visual Basic (a partir da versão 4) são exemplos de linguagens de programação com suporte a orientação a objetos.

Bancos de dados ou bases de dados são coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura. São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ele. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente. A principal aplicação de Banco de Dados é controle de operações empresariais. Outra aplicação também importante é gerenciamento de informações de estudos, como

fazem os Bancos de Dados Geográficos, que unem informações convencionais com espaciais.

A organização de computadores é uma matéria ministrada em todos os cursos de computação. Ensina uma série de princípios sobre o funcionamento interno dos computadores. Esses princípios são válidos para qualquer tipo de computador, não importa o tamanho, a marca, o modelo, ou se trata de um computador novo ou antigo. Conhecendo a organização de computadores, você entenderá melhor o seu funcionamento e o estudo deste livro terá um melhor aproveitamento. Normalmente os cursos de organização de computadores são genéricos, ou seja, apresentam informações que são válidas para qualquer tipo de computador. Mesmo assim, são apresentados exemplos ilustrando como as técnicas de organização são usadas por alguns modelos de computadores famosos.

Palavras-chave: Algoritmos, objetos, banco de dados, organização de computadores

ABSTRACT

The use of algorithms is almost as old as mathematics. Over time, however , he was quite forgotten in mathematics . With the advent of calculators and computers later machines , the use of algorithms resurfaced with great vigor , as a way to indicate the path to the solution of various problems . Algorithm is not the solution of the problem , because if that were so , every problem would have a single algorithm. Algorithm is the way to solve a problem , and in general, the paths that lead to a solution are many. Over the years many ways to represent the algorithms have emerged , some using language similar to other programming languages and using graphical forms . The learning algorithms can not be unless through many exercises .

The object orientation is a paradigm of analysis, design and programming of software systems based on composition and interaction among different software units called objects . In some contexts , it is preferred to use object-oriented modeling rather than programming . Indeed , the paradigm " object orientation " has conceptual basis and origin in the field of study of cognition , which influenced the field of artificial intelligence and linguistics, in the field of abstraction of real-world concepts . As a modeling method

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com