TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTOS SUPERFICIAIS POR PENETRAÇÃO

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTOS SUPERFICIAIS POR PENETRAÇÃO

Os tratamentos superficiais por penetração (TSP) são caracterizados por proporcionarem uma camada de rolamento de pequena espessura, alta resistência contra o desgaste e elevada flexibilidade. Não tem função estrutural, um dos motivos são as pequenas espessuras aplicadas, entretanto, realiza bem o papel de proteger e rejuvenescer revestimentos antigos ou fissurados contra efeitos do tráfego. Bem como, possibilita melhorar a aderência entre o pneu e a pista, oferecendo, assim, maior resistência ao deslizamento. Também impermeabiliza e protege a infraestrutura do pavimento da infiltração de água.

No Brasil, é comumente utilizado como primeiro revestimento em rodovias de baixo volume de tráfego, mas também é utilizado para outras finalidades, como por exemplo manutenção e recuperação.

O método construtivo dos tratamentos superficiais por penetração consiste, inicialmente, na limpeza do local, sendo seguida do espalhamento de ligante asfáltico e posteriormente do agregado. Ao final, é executada a compactação. O espalhamento do ligante e do agregado pode ser realizado em uma operação simples ou múltipla, caracterizando os três tipos de TSP:

1. Tratamento Superficial Simples (TSS): Consiste em uma camada de ligante e uma camada de agregado.

2. Tratamento Superficial Duplo (TRD): Consiste em duas aplicações sucessivas de ligante cobertas cada uma por uma camada de agregado.

3. Tratamento Superficial Triplo (TST): Consiste em três aplicações sucessivas de ligante cobertas cada uma por uma camada de agregado.

Importante ressaltar que o tamanho dos agregados, ao passo que se acrescem camadas, vão diminuindo para proporcionar o travamento necessário para a finalidade daquele tipo de revestimento.

O método de dosagem utilizado é empírico e denominado: Método Direto - Método da bandeja e caixa dosadora. Consiste em espalhar o agregado em uma bandeja, formando um mosaico, e verificar a quantidade de ligante necessária para cobrir os agregados. A dosagem errada de ligante, bem como a escolha da granulometria errada

do agregado (ideal granulometria uniforme) podem causar grandes problemas, como por exemplo, a exsudação e a perda de agregado, gerando risco de segurança, desperdício e danos aos veículos.

Este tipo de pavimento tem a grande vantagem de ser uma alternativa econômica de aplicação, pois pode ser empregado sem necessidade de aquecimento, bem como pode ser estocado à temperatura ambiente em instalações simples. Apresenta como vantagem, também, o fato de não utilizar solventes de petróleo em seu emprego, eliminando os riscos de explosões e preservando o meio ambiente. Entretanto, a sua utilização enfrenta problemas como: método de dosagem empírica, avaliação de desempenho inexistente, publicações antigas e normas desatualizadas e poucas pesquisas nacionais acerca do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com