TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TUTORIAL DE MODELAGEM BÁSICA

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

TUTORIAL DE MODELAGEM BÁSICA

Este tutorial irá mostrar como se modela uma cantoneira.

A primeira (e básica) técnica de modelagem de sólidos é a Geometria Construtiva de sólidos (CGS). Trabalhamos principalmente com formas primitivas como cubos, cilindros, esferas e cones para construir a sua geometria combinando, eliminando uma forma geométrica de outra ou as intercalando. Essas ferramentas são parte do menu da peça. Também podemos fazer transformações em formas, aplicando filetes ou chanfros nas bordas.

Método 1 - por Constructive Solid Geometry

- Comece com o Workbench Part (Workbench> Part)

[pic 1]

- Em seguida, clique no botão  [pic 2] para criar um cubo.

- Altere suas dimensões, selecionando-o no espaço 3D e em seguida, clicando na guia Dados na parte inferior a esquerda. Altere os valores para a altura, comprimento e largura de 750 milímetros, 50 e 50.

[pic 3]

- Crie um segundo cubo da mesma maneira, mas com valores de 750, 40 e 40 milímetros. Por padrão, essa caixa será sobreposta à primeira.  Agora subtraia o segundo cubo do primeiro. Selecione o primeiro cubo (chamado Cubo), em seguida, o segundo (chamado Cubo001). A ordem de seleção é importante! (Certifique-se de que ambas as formas são selecionados na árvore de projeto).

[pic 4]

- Na barra de ferramentas, clique no [pic 5] Cut ferramenta.

Agora você tem o seu primeiro suporte de ferro. Você notará que, na aba Projeto na esquerda, ambas as caixas foram substituídas por um "Cut". Na verdade, eles não desapareceram, mas sim estão agrupados no objeto Cut. Clique no > em frente a ela, e você verá que ambas os cubos ainda estão lá.

Se você clicar em qualquer um deles e clicar na barra de espaço, ele vai aparecer. A barra de espaço alterna a visibilidade de objetos selecionados. [pic 6]

 

- Você não quer o ângulo orientado nessa posição?  Você só precisa alterar o posicionamento da forma Cubo001. Selecione-o, aperte na barra de espaço para ele aparecer. Na guia Dados, clique no + na frente de Placement, em seguida, expanda o parâmetro Position e altere sua coordenadas X (10,00). Pressione Enter, esconda a forma Cubo001, e sua orientação ângulo agora é diferente.

 [pic 7]

- Podemos acrescentar filetes para o ângulo, selecionando as arestas que deseja e usando o  [pic 8] na barra ferramenta. (Na figura, o raio do filete é 5,00)

 

[pic 9]

Método 2 - por um perfil de extrusão

- Este método começa por traçar um perfil 2D. Vá para  Workbench> Draft).

- Precisamos definir o plano de trabalho. Na barra de ferramentas , à esquerda , clique no botao ‘Auto”. Selecione o plano XY. O botão "Auto" agora irá mostrar "Top " como plano ativo .

- Clique no botão [pic 10]  na barra de ferramenta, em seguida, comece a desenhar uma forma, usando os campos de texto para as posições X e Y

1 ponto: 0,0

2º ponto: 50,0

3º ponto: 0,10

4 ponto: -40,0

5 ponto: 0,40

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (222.1 Kb)   docx (153.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com