TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa 4.1 Eng. Seg. Trabalho - Gerência de Riscos

Por:   •  1/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  1.590 Visualizações

Página 1 de 2
  • Como convencer a empresa a contratar teus serviços (ou acatar tua sugestão) para implantação de um sistema de gerenciamento riscos da saúde do trabalhador que vá além da mera montagem de documentos legais como PPRA, PGR, PPEOB, PCMAT ?

Nos dias atuais, vemos o desafio de convencer uma empresa a contratar os serviços de segurança no trabalho, devido a visão engessada de seus gestores, que se preocupam sempre com o cumprimento das normas, não com a qualidade dos serviços produzidos. Sendo assim, cabe ao profissional EST encarar essa situação e quebrar esse paradigma, mostrando ao empreendedor os benefícios da contratação de um profissional qualificado, que irá gerar benefícios e prevenir situações adversas em seu ambiente de trabalho.

Além da implantação de programas para cumprimento de normas, temos que focar na prevenção de riscos, não apenas nos riscos ambientais e a segurança dos trabalhadores, mas também em programas que possibilitem a prevenção de riscos na produção ou no sistema de trabalho, e não apenas na detecção desses fatores, evitando prejuízos financeiros de máquinas e equipamentos, a imagem da empresa no mercado, etc. Dessa forma mitigando os riscos levantados e avaliados, definindo então o que se espera de retorno financeiro, tanto como lucro ou por prevenção de perda.

Assim o EST cria um alinhamento não apenas entre setores normativos, mas também com setores de perspectivas da empresa, que tem acesso para acompanhamento dos rumos traçados para uma melhoria

  • Você acredita que a EST tem potência para responder aos desafios colocados pela incerteza e vulnerabilidades dos processos produtivos quanto à saúde do trabalhador?

No que diz respeito a saúde do trabalhador dentro de processos produtivos, acredito que sim, tanto no escritório, na fábrica, no campo, em qualquer lugar que o trabalhador esteja no meio operacional, visto que todas as possibilidades de riscos devem ser trabalhadas e soluções devem ser encontradas, seja com interferências, mudanças constantes, ou qualquer outra solução, obedecendo as condições estabelecidas pelas normas regulamentadoras atuais. Apesar de todas as tendências de mercado, e as possibilidades de ramificação de mercado para o EST, as normas regulamentadoras devem ser obedecidas, e ter o maior enfoque, mesmo que os risco potenciais de uma empresa estão além dos riscos determinados nas normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com