TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa Justificativa, Revisão de Literatura e Metodologia

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 3.2 – Justificativa, Revisão de Literatura e Metodologia

  • Tema: 

Verificação das instalações provisórias de um canteiro de obras segundo a NR18 por meio de um check list.

  • Problema:

Em um canteiro de obras, a NR-18 está sendo respeitada afim garantir saúde, conforto e segurança para seus colaboradores?

  • Objetivo Geral: 

O presente trabalho tem como objetivo verificar o cumprimento da NR-18 em um canteiro de obras na cidade de Maringá-PR.

  • Objetivos Específicos: 

- Selecionar os principais e mais relevantes itens da NR-18 que possam ser aplicados ao canteiro de obras escolhido;

- Elaborar um check-list de segurança do trabalho;

- Visitar um canteiro de obras afim de verificar a conformidade ou não conformidade dos itens do check-list;

- Elaborar gráficos para analisar os resultados obtidos.

  • Justificativa: 

A construção civil vem crescendo nos últimos anos, consequentemente o número de colaboradores desse setor também aumentou, porém a gestão da saúde e segurança do trabalhador não tem se desenvolvido no mesmo ritmo. As empresas devem estar preparadas para receber seus colaboradores, fornecendo condições que garantem a saúde e segurança de seus funcionários e não direcionadas apenas pela produção e lucratividade. Umas das normas que avalia as condições mínimas de um canteiro de obra é a NR-18, porém nem todas as empresas seguem essa diretriz e muitas vezes acabam colocando em risco a saúde do colaborador principalmente pela dificuldade dos empregadores em se adequar as normas regulamentadoras ou realizar melhorias no local de trabalho.

  • Revisão de literatura: 

A indústria da construção civil é um dos pilares da economia brasileira e contribuiu estrategicamente para o desenvolvimento do país (FREJ e ALENCAR, 2010). Esse setor vem apresentando bons desempenhos nos últimos anos acompanhando o aumento do crescimento no Brasil (DIEESE, 2011).

Segundo Barkokebas (2006) não é só a inovação tecnológica da construção que precisa melhorar, mas também a segurança e saúde do trabalho e que é um dever social e ético fornecer um ambiente de trabalho seguro e livre de agentes causadores de acidentes e doenças ocupacionais.

Em 2010 houve um crescimento na formalização dos trabalhadores, através de carteiras de trabalho, sindicatos e acordos coletivos, porém as condições de saúde e segurança do trabalho não vem apresentando grandes avanços pois o número de acidentes de trabalho ainda é grande (DIEESE, 2011).

A construção civil ainda é um dos setores da atividade econômica que há mais registros de acidentes de trabalho. Segundo Oliveira (2004), as principais razões deste cenário é a deterioração das condições de trabalho causadas pela globalização, o desrespeito das leis de regulamentação do país e a falta de compromisso com o trabalhador.

Apenas com as normas regulamentadoras existentes não é possível diminuir significativamente os índices de acidentes de trabalho. Segundo Saurin (2005), deve-se aumentar a fiscalização por parte dos órgãos responsáveis e realizar revisões na norma NR-18 tornando-a mais rigorosa e de fácil acesso a todos.

  • Metodologia: 

Este trabalho consiste de pesquisas bibliográficas, exploratória e levantamento de campo, com a finalidade de coletar o máximo de informação e dados sobre o assunto obtendo uma análise criteriosa sobre o tema e um embasamento científico para sustentar o corpo do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com