TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A brinquedoteca escolar deve se efetivar como um espaço interessante que convida a criança ao brincar, favorecendo o seu desenvolvimento, dispondo de brinquedos para todas as faixas de idade presente na educação infantil, dada a importância dos diferentes movimentos que possibilitam a criança ampliar o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.

Compreender a importância da ludicidade como fator de desenvolvimento do ser humano é algo essencial na formação docente, já que o brincar é reconhecido pelos estudiosos da infância como sendo o próprio mundo da criança, sua atribuição mais peculiar e necessária ao seu pleno desenvolvimento: cognitivo, motor, afetivo e social.

PASSO 1

Como as crianças se desenvolvem?

Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões, ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreender. Deve-se ainda, valorizar o desenvolvimento do raciocínio lógico - matemático, da psicomotricidade, e do aspecto sócio-emocional contribuindo adequadamente para que a criança seja ajudada amplamente, onde todas as partes do desenvolvimento são atendidas no momento certo.

O ser humano aprende o tempo todo, e as crianças também, mas não necessariamente aquilo que os pais tentam ensinar-lhes de forma intencional. O lúdico através de jogos, brincadeiras, músicas, e dramatizações é muito motivador, devendo acontecer em casa e na escola, em especial na sala de aula, onde a aprendizagem vira ofício do brincar e a vida escolar um enorme prazer.

É por meio da Experiência, da Observação e da Exploração de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para fatos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento intelectual da criança, principalmente, na fase pré-escolar.

Sabe-se que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos, que cada criança pensa diferentemente de outra e que o pensamento evolui, passa por estágios e em cada estágio, a criança tem uma maneira especial de compreender e explicar as coisas do mundo.

Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?

Estágio sensório motor, estágio pré-operatório, estágio operatório-concreto, estágio operatório- formal.

Quais as características de cada fase de desenvolvimento?

Estágio sensório motor: (do nascimento aos 2/3 anos) - A criança desenvolve um conjunto de "esquemas de ação" sobre o objeto, que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa desenvolve o conceito de permanência do objeto, constrói esquemas sensório-motores e é capaz de fazer imitações, construindo representações mentais cada vez mais complexas.

Estágio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 2/3 aos 6/7 anos) – A criança inicia a construção da relação causa e efeito, bem como das simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.

Estágio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos) - A criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstrações.

Estágio operatório-formal (dos 10/11 aos 15/16 anos) - Fase em que o adolescente constrói o pensamento abstrato, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente.

PASSO 2

Por que a brincadeira é importante?

Porque através das brincadeiras as crianças se dão ao direito de desenvolver seu próprio raciocínio, através do toque, da manipulação, da exploração, da analise dos formatos dos objetos, entre outros.

A brincadeira é importante para todas as áreas de conhecimento, pois esses aprendizados serão levados para a vida inteira, as ações executadas nas brincadeiras.

A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?

Algumas pessoas acham que as pessoas nascem sabendo brincar, porém, na realidade, a criança aprende a brincar aos poucos, aprende a se movimentar, falar, raciocinar, tomar decisões, imitar ações adultas, simular, etc..

O que a criança aprende através da brincadeira?

Aprende a respeitar as regras dos jogos, respeitar o adversário, perder, ganhar, gerar capacidade de escolha, entre outros. Com isso as crianças vão amadurecendo e vivenciando dia a dia, possibilitando um aprendizado gradativo e rico em diversidades.

PASSO 3

Escreva sobre a diferença entre os conceitos “Brincar” e “Brincadeira”, bem como as funções da brincadeira para o desenvolvimento humano.

Brincar é divertir-se, sendo uma das principais atividades que ajudam no desenvolvimento da criança a se socializar com o sistema cultural. A liberdade para brincar serve de elo entre diversas atividades a serem aprendidas e desenvolvidas. Brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual. Na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, adotar as próprias regras, por fim, existe maior liberdade de ação para as crianças.

As funções de brincar e brincadeiras auxiliam na formação da identidade, na capacidade de autonomia, na memória e principalmente na evolução da imaginação, que é um dos elementos fundamentais para a aprendizagem das relações pessoais, pois através delas as crianças constroem conhecimentos sobre a realidade em que está inserida, em outras palavras: É durante o ato de brincar e das brincadeiras que, as crianças aprendem novos conceitos e se preparam para o mundo.

PASSO 4

Quais os objetivos da brinquedoteca?

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com