TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia BASES E METODOLOGIA DE LITERATURA E LETRA

Relatório de pesquisa: Pedagogia BASES E METODOLOGIA DE LITERATURA E LETRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2014/2

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ATIVIDADE 1

A atividade abaixo foi desenvolvida com base na metodologia PBL. “A proposta pedagógica da PBL baseia-se no estudo de problemas propostos com a finalidade de fazer com que o aluno estude determinados conteúdos. Tal proposta sustenta-se (1) nos blocos ou unidades pelos quais se estrutura o currículo, (2) nos problemas ou questões apresentadas aos alunos e (3) nos grupos tutorais.” COSTA, Valeria (2010).

Numa tarde quente e ensolarada, na quadra da escola Municipal Imaculada Conceição, em Campo Grande, estão 25 crianças do 1º ano D vespertino fazendo roda de leitura, com o livro “Iara a Capivara” de Frances Rodrigues Pinto, para explicar as palavras começadas com a letra “I” e reforçar e fixar as palavras começadas com as vogais “A” e “E”. A professora programou a sessão de leitura e interpretação do texto para antes do recreio.

Após o recreio, cada uma das crianças terá que produzir um texto de um parágrafo.

Imagine que você é a professora dessa turma e escolha uma das opções abaixo para desenvolver a aula; faça um plano de aula e explique como pode decorrer essa atividade. No seu planejamento não podem faltar o objetivo da atividade, os conteúdos, a metodologia, os recursos e forma de avaliação da aprendizagem.

Para explicar como a aula decorrerá, imagine como seria se ela estivesse acontecendo agora, após finalizar o seu plano de aula, pense e descreva os aspectos positivos e as dificuldades observadas.

Opção 1 – Uma tirinha com 3 quadrinhos do Maurício de Souza, apenas ilustrada, sem texto. Opção 2 – Um avental de fantoches, com as vogais.

Opção 3 – Filme de curta metragem de animação “UHUG na Serra da Capivara”, de Marco Bravo.

Plano de aula

Escola: Escola Municipal Imaculada Conceição Turma: 1º ano D

Objetivos: trabalhar com a letra i.

Reforçar as letras A e E.

Apreender a fazer frases montando um parágrafo.

Conteúdo: Letras - vogais

Recursos: avental de fantoches com as vogais

Avaliação: o processo avaliativo será através de um parágrafo escrito pelo aluno, onde ele deverá grifar as palavras que começam com as letras A, E e I.

Aspectos positivos e as dificuldades observadas.

Os aspectos positivos observados foi que através do fantoche a criança memoriza com mais facilidade para gravar as letras e a interação entre os alunos. A dificuldade observada é a criação correta das frases no parágrafo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com