TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Mecanica

Exames: Tcc Mecanica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 13

ETEC “João Gomes de Araújo”

AUTOMATIZAÇÃO DO CARRO DE MOVIMENTAÇÃO DE TUBOS.

Pindamonhangaba

2012

AUTORIA DESTE PROJETO

Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, da ETEC João Gomes de Araújo, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza para obtenção do diploma de Graduação de Técnico em Mecânica.

Orientadores: Prof. Eng. ________

Prof. Eng. ________

Dedicamos esse projeto especialmente aos nossos familiares, que nos auxiliaram tendo paciência nos momentos em que estávamos desgastados com acúmulo de trabalhos e estudos, e que com suas sabedorias quando quase desistimos, mostrando-nos através de motivações o quão vale a pena esforçarmos para construir nosso futuro profissional.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus pela dádiva da vida que nos proporciona união da equipe, nos permite investir o tempo necessário para os estudos, concede-nos saúde e capacita-nos para a conclusão deste projeto. E com muito carinho, aos professores da ETEC João Gomes de Araújo pela dedicação e paciência em nos transmitir suas experiências de vida, convertendo-nos em profissionais para o mercado de trabalho.

RESUMO

Este projeto vem a ser uma atualização de projeto já existente, porém com falhas de construção por superdimensionado e precariedade na movimentação de tubos de grande porte devido ser executado por operadores exigindo esforço físico, vindo a sofrer possíveis acidentes de trabalhos. Diante das dificuldades observadas, foi projetado à automatização de um carro movimentador para realinhamento dos tubos entre plataformas na linha de produção. Buscando esta melhoria tanto para a empresa quanto para os operadores, foi redimensionado toda a estrutura de vigas, elementos rodantes e motor de movimentação, já verificado localização para instalação de painel de controle simples. Durante a confecção do projeto a equipe esteve em visita a feira de mecânica (São Paulo), executando pesquisas via internet, e após varias reuniões, foi determinado os materiais a serem utilizados e iniciado os cálculos bem como sua finalização. Findo o projeto, nota-se que o custo benefício se torna excelente diante das dificuldades existentes com relação ao sistema utilizado atualmente sem a implantação da automatização, que nitidamente observa-se a empresa em riscos de perda financeira bem como possíveis acidentes aos colaboradores.

SUMARIO

1 Introdução....................................................................................... 7

2 Objetivo........................................................................................... 8

2.1 Questão orientadora........................................................................ 8

2.2 Justificativa...................................................................................... 8-9

3 Desenvolvimento............................................................................. 10

3.1 Dados para o projeto....................................................................... 10-11

3.2 Cálculos ………………………………………………………………… 12-19

1 - INTRODUÇÃO

Após pesquisa e observação, foi evidenciado na linha de produção em uma indústria de tubos, a necessidade de automatizar um carro de movimentação para realinhamento de tubos que posteriormente serão inspecionados, este carro devido sua praticidade, fará a movimentação com segurança evitado o contato físico do profissional com o tubo, sendo os tubos de grande peso e grande porte, evitará dificuldades ergonômicas e possíveis acidentes em virtude da dificuldade atual de movimentação, que é executada manualmente.

2 - OBJETIVO

Segurança para o funcionário - evitando contato físico e dificuldades ergonômicas.

Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com