TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Mecanica

Trabalho Universitário: Tcc Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A incessante busca pela qualidade total dos produtos obriga as empresas a manter seu maquinário em bom estado de conservação.

Por meio deste trabalho mostrarei uma maquina que precisa ser aprimorada, para atender as exigências dos clientes, quanto às características especificas do processo, além de melhorar os índices de CP e CPK do equipamento. A retífica Altech e usada no processo de produção das pastilhas de freio para montadoras, apartir disso começou o Estudo dos pontos críticos, responsáveis pela variabilidade nas características de espessura e paralelismo da Retifica Altech 11245.

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 DO ALUNO

1.2 DA EMPRESA

Razão Social: Fras-le S/A

Endereço: RS 122, Km 66.1 – nº 10945

Caxias do Sul – RS

Fone: (054) 3289-1000

Site: www.fras-le.com

Supervisor: André Brum – Analista da Manutenção

1.2.1 Histórico da Empresa

A empresa Fras-le situada em Caxias do Sul (fig.1), foi fundada em 22 de fevereiro de 1954. A motivação para o novo negócio era a de produzir no Brasil matérias de fricção, até então importados.

No ano de 1969 inicia as exportações dos produtos Fras-le para o Paraguai e depois para a Bolívia. Em 1979 a empresa passa a receber o título de maior empresa de fricção da América Latina. Exportava para os cincos continentes e alcançou o índice de 81% das exportações brasileiras no setor. Em 1989 foi inaugurada a unidade de Forqueta, criada a Fras-le North América Inc. e constituída a Fras-le Argentina. Em 1995 foi oficializada a transferência de 57,66% das ações da Fras-le para a Randon. Naquela época, a empresa estava entre as dez maiores fabricantes de matérias de fricção do mundo, e já distribuía seus produtos para três segmentos de mercado: montadoras, reposição e exportação. Em São Paulo estão sediados as gerencias de vendas das marcas Fras-le e Lonaflex, bem como departamento de vendas e atendimento as montadoras de veículos. Com fábrica no Rio Grande do Sul, centro de distribuição na Argentina; e operações comerciais nos Estados Unidos, Chile, México, Alemanha, Emirados Árabes, África do Sul e China, a empresa mantém uma equipe para atender os clientes nos cinco continentes onde atua.

A Fras-le tem como atividade a produção de materiais de fricção, e seu negócio são “Segurança no Controle de Movimentos”. Contando hoje, com mais de dois mil e quinhentos funcionários, é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das lideres mundiais do setor.

(Fig.1)

A fras-le possui uma linha de produtos com mais de 12 mil referências entre lonas, pastilhas de freios, revestimentos de embreagens, produtos industriais e especiais para aplicação em caminhões, ônibus, semi-reboques, automóveis, motos, aeronaves, máquinas, tratores, metrôs, elevadores e sondas petrolíferas (Fig.2).

(Fig.2)

Acordos tecnológicos com institutos de pesquisa e universidades, no Brasil e no exterior, dão suporte aos projetos globalizados da Fras-le. A empresa foi uma das primeiras no Rio Grande do Sul a assinar o termo de adesão ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), e foi o primeiro fabricante de materiais de fricção do Brasil a obter a certificação pela Norma ISO 9001 em 1995. A Fras-le recebeu a certificação em 1999, pela Norma ISO 14001 que, através de um Sistema de Gestão Ambiental e uma Política Ambiental, a qual identifica e minimiza os aspectos e impactos causados na natureza pelas suas atividades, procurando estar de acordo com toda a legislação ambiental pertinente e aplicável a ela. Completando seu programa de Qualidade Total, em março de 2004 conquistou a recertificação da ISO9001 na versão 2000, em maio do mesmo ano conquistou a certificação da ISOTS16949, sendo a primeira empresa fabricante de material de fricção a obter essa certificação. A área da qualidade sempre busca a melhoria contínua, com diversas ferramentas da qualidade tais como: CEP, FMEA, MSA, TPM, CCQ, KAIZEN, Custo da qualidade, 8S's, entre outras.

PROJETO: eliminar pontos críticos, responsáveis pela variabilidade nas características de espessura e paralelismo da Retifica Altech 11245.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com