TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica De Negociação

Monografias: Tecnica De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

1.Introdução

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano, busca o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética estuda a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando aspectos pessoais e culturais, expõe reflexões sobreo comportamento moral e a conduta de cada indivíduo com o seu meio, a ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto de agente moral e suas virtudes éticas, intrinsicamente ligadas.

A ética foi entendida como parte do pensamento filosófico e ficou conhecida como filosofia moral, A ética filosófica reflete sobre valores que estão impregnados na sociedade, em busca da molaridade e da consciência, e ao meio de como alcançar esses valores morais. Para que os conceitos éticos sejam alcançados é preciso saber o que é certo e errado do ponto de vista de duas pessoas, porque não podemos exigir algo de uma pessoa que não exigimos de nós mesmos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, por exemplo, em um país é permitido sacrificar animais para pesquisa científica, enquanto em outro país pode não ser ética essa atitude. Existem também países que proíbem o consumo de carne de boi, pois consideram um animal sagrado e seria antiético o seu consumo, porém em outros países não há nada de errado e antiético. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social.

A ética está presente em todas as ordens no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de grande importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado.

Nesse cenário mercadológico conciliar interesse pessoal, com objetivos comuns, por vezes exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente, às leis, etc. Aí está o grande desafio do administrador. No entanto, há ética na Administração? O que é administrar? Qual o objetivo da Administração? Há ética nas organizações? Há ética, no ensino da Administração? Em que momento, somos, ou deixamos de ser éticos, na sociedade moderna? Há ética, na globalização?

Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações. Quanto a ser e manter-se ético, diante das circunstâncias, vai depender de cada indivíduo, de cada administrador.

Entendemos que o administrador em seu processo de formação é brindado com uma série de saberes sociológicos, filosóficos e humanos que o credenciam a agir de maneira ética no exercício da profissão. Cabe ressaltar, que as regras são postas e impostas pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com