TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociaçao

Trabalho Universitário: Tecnicas De Negociaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Para conseguir um aumento salarial é necessário estar preparado; munido de muitas informações como: dados sobre o faturamento da sua empresa, a situação da empresa no mercado, crescimento das vendas, etc...

Conhecer o Plano de Cargos e salários da empresa, para pleitear um aumento salarial e estar preparado para receber uma resposta negativa ou positiva.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar os procedimentos para se preparar, assim utilizando a melhor estratégia durante a negociação. Também relatará a importância do planejamento na negociação.

2. ROTEIRO PARA UMA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Pedir um aumento salarial não é tão difícil como muitos funcionários pensam. Para isso se deve deixar a vergonha de lado e ter confiança ao sentar-se para negociar. Em uma negociação podem ocorrer momentos tensos e delicados, para tanto dever se estar preparado adequadamente para tais situações. Estar certo que é merecedor do aumento a ser negociado.

Antes de sentar-se a mesa para negociar o profissional deverá preparar-se bem, colhendo dados da empresa como: seu faturamento, crescimento das vendas, produção e produtividade, além da Política de Carreiras e Plano de Cargos e Salários. Pesquise no mercado, níveis salariais do cargo que ocupa em outras empresas na mesma região. Reúna documentos que demonstrem a sua dedicação, sua qualificação e produtividade dentro da empresa como: projetos realizados, idéias, vontade de se capacitar, especializar na área que atua afim de trazer melhores resultados para a empresa. Pesquise também se a empresa não congelou promoções, benefícios por dificuldades financeiras. Conheça as características do seu chefe como humor, temperamento para escolher a melhor hora para negociar.

Use argumentos sobre a qualidade e responsabilidade do seu desempenho na empresa, demonstre que evoluiu desde a sua contratação, mostre disposição, entusiasmo e ambição profissional durante o processo de negociação, tentando assim conquistar a confiança e convencer seu chefe.

Não divulgue entre os colegas a intenção de pedir aumento salarial para evitar comentários que possam prejudicar suas conquistas salariais. O pedido deve ser feito diretamente ao seu chefe que tem o poder de decisão sobre o assunto.

Não utilize argumentos comparativos como salários de outros colegas, mesmo porque os salários são sigilosos e a negociação não deve se basear pelo que os outros ganham e sim pelo seu merecimento. Usar a remuneração de um colega para pedir um aumento salarial, poderá ser interpretado como falta de ética profissional. Também não faça comparações do seu desempenho com os de seus colegas ou use argumentos fictícios ou fantasiosos, assim mostrará ética, demonstrando que você está preocupado com a empresa. Seja firme, mas não rude, não transforme a negociação em uma batalha, apresente argumentos de forma clara e objetiva, conquiste a confiança do seu chefe.

Não utilizar argumentos que não estejam relacionados com sua função na empresa, como por exemplo: a mensalidade da escola do seu filho aumentou, precisa trocar de carro, aumento do seu aluguel, etc... A empresa não esta preocupada com sua vida particular e sim no seu desempenho profissional. Não utiliza de argumento sentimentalista. Use sempre argumentos relacionados a função que ocupa como realizações e projetos desenvolvidos por você.

Ao fazer a proposta salarial faça um pouco acima do pretendido, para que se houver uma contra proposta, o resultado possa estar dentro do esperado, com um resultado positivo, mais não exagere nos valores.

Se após a sua argumentação a resposta for negativa ouça com atenção e tente entender os argumentos do seu chefe, mostre flexibilidade, procure barganhar benefícios como plano de saúde, celular da empresa, vale refeição entre outros, que se tornarão um aumento indireto.

Utilizando das informações da negociação não desanime prepare-se para uma nova reivindicação salarial em momento oportuno, continue a desempenhar suas funções na empresa com correção e empenho.

3. CONCLUSÃO

No processo de negociação as partes devem estar bem preparadas. Um negociador bem preparado com informações certas poderá obter resultados satisfatórios, porém, mesmo quando preparados nem sempre conseguimos o sucesso esperado, mas poderemos obter outros benefícios. Em uma negociação salarial o seu desempenho e ambição devem estar relacionados à produtividade da empresa, assim o gestor verá com simpatia a sua solicitação de aumento. Em caso de resposta negativa não se deve desanimar, continuando a desempenhar sua função com correção e empenho se fazendo notar presente. E em um momento apropriado negociar novamente o aumento salarial, pois com uma boa comunicação obteremos um resultado positivo.

ANEXOS

Anexo 1 - Diferentes conceitos para negociação

A negociação esta presente em nosso cotidiano de varias maneiras, através do ambiente familiar, no trabalho, eventos sociais, a tornado cada vez mais essencial em nosso dia a dia.

Diferentes autores definem negociação das seguintes formas:

“Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”. (Cohen, 1980);

“Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. (Fisher e Ury, 1985);

“Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades”. (Acuff, 1993)

“Um acordo”. (Steele, Murphy e Russill, 1995)

“Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados”. (Scare e Martinelli, 2001)

“Negociação é o processo dinâmico a busca de um acordo mutuamente satisfatório para resolver diferenças, onde cada parte obtenha um grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com