TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Artigo: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução à Negociação

A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham idéias, informação e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias, freqüentemente por escrito.

A negociação é definida como um diálogo direto entre duas ou mais partes, A mediação ocorre quando terceiros intervêm entre duas ou mais partes em conflito, desempenhando um papel ativo nas negociações.

Introdução Sobre Técnicas de Negociação

por: Colunista Portal

Todo ser humano negocia, diariamente

Negociar é arte ou técnica?

Definições à parte, negociar implica definir e buscar objetivos, relacionamento interpessoal e decisão compartilhada.

São competências desejáveis em todos os profissionais, independente de sua área de atuação, seja ela técnica, comercial, humanas, biológicas, etc.

Todo ser humano negocia, diariamente. Não importa se no trabalho, na escola, trânsito e até mesmo com a família. Clientes e fornecedores são os principais alvos de negociação, sempre em cima de prazos, comissões, descontos.

Porém, para compreender com excelência o completo universo da negociação, deve-se pensar em toda sua amplitude. É a isso que esse material se propõe, explorando o tema de negociação em toda sua aplicabilidade.

Conceitos e Definições

Em nosso cotidiano estamos sempre negociando. A negociação faz parte de nossas atividades diárias, seja no âmbito profissional, pessoal e também afetivo.

As pessoas negociam o tempo todo. A negociação não é um processo reservado apenas ao diplomata habilidoso, ao melhor vendedor ou a um ótimo advogado. É algo que todos fazem, quase que diariamente.

Negocia-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativas envolvem a própria pessoa ou terceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações.

Negociamos com nossos amigos o melhor lugar para sair à noite, negociamos com nossa (o) namorada (o) qual será a programação de fim de semana, negociamos com a família, no trabalho com os colegas e chefes, enfim, tudo na vida tem um momento de negociação.

A negociação surge a partir de uma necessidade, a vontade própria que precisa de participação ou autorização, ou concordância de outro. Desde que haja essa relação, e exista um pedido para que o outro ceda ou participe, inicia-se uma negociação.

Conceituar negociação permite abarcar uma série de considerações pertinentes; em vários momentos se aproximam e em outros se diferenciam. Etimologicamente, pode-se afirmar que negociação é a “Ação para negar o ócio”.

Thompson (1998) complementa tais conceitos, e apresenta dimensões importantes e significativas que devem ser consideradas quando se conceitua a negociação. Para o autor, quatro são os elementos principais: Negócio, Interesses, Negociação e Opções.

- Negócios - Consiste no intercâmbio de valor entre as duas partes, valor, substância ou meio de troca utilizado durante uma negociação.

- Interesses - Referem-se às necessidades, desejos, aspirações ou resultados específicos que as partes envolvidas em uma determinada negociação procuram satisfazer.

- Negociação - Diz respeito ao processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor.

- Opções - São as diversas formas de consolidar os elementos de valor envolvidos numa negociação. As opções constituem formas de poder satisfazer os interesses.

Com base nestes quatro elementos, fundamentais para a conceituação de negociação, tem-se que este instrumento se apresenta como eficaz na busca de resultados que desejam permitir a construção de uma linha de raciocínio consistente, capaz de transformar o perfil da ação negocial. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/20124/introducao-sobre-tecnicas-de-negociacao#ixzz2P42Abm5o

Variáveis aplicadas num processo de negociação

Um bom negociador deve conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com