TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Exames: Tecnicas De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

Roteiro de Preparação para Negociações Salariais

Para obtenção de sucesso em uma negociação salarial, deve-se inicialmente estar preparado emocionalmente para a mesma. Visualizações sobre possíveis respostas, positivas ou negativas, trazem segurança ao negociador que busca alcançar seus objetivos; no caso, aumento salarial. Além de preparo mental e emocional e pré-requisitos terem consciência global de suas atribuições, direitos, deveres, obrigações e êxitos para a o desenrolar da negociação seja promissor.

Quando se é seguido alguns passos como: escolher o momento certo para o encontro; estar com dados honestos favoráveis, relacionados ao período que esteve presente na corporação, sejam pessoais ou grupais; adaptar-se fisicamente ao momento (vestuário e etc...); estar ciente das obrigações futuras e em que pode beneficiar a empresa a longo e a curto prazo, a tendência é que a negociação termine com um acordo interessante para ambos.

De fronte ao uma resposta negativa, em que ”surpreenda” algumas das partes deve-se manter a postura, a calma e a sua emoção deve ser controlada usada a favor dos negociadores, em especial daquele que busca o beneficio.

Quando se é negociador é necessário o desprendimento e entender as variáveis que possam interferir a mesma. Conseguir informações que poderão ser uteis no processo, tenha justificativas na ponta da língua para defender suas propostas com eficiência e competência.

Se o empregado responder negativamente se está preparado para receber uma resposta negativa do empregador, o mesmo deverá encontrar alternativas para que sua proposta seja relevante. Portanto, se há impasse na negociação, o empregado não deve se surpreender, apresentando logo uma contra proposta, tendo em mãos todos os dados sobre seu desempenho na empresa.

Devem-se evitar ameaças, comportamentos rígidos e decisões precipitadas. Utilizando da energia para se criar novas soluções; deixando a conversa fluir naturalmente, apresentando claramente seus valores e motivações. Se o empregador não aceitar sua proposta, é momento de refletir sobre a mesma e tentar novamente, buscando qual linha você se encaixa na empresa.

A situação deve ser administrada com tranquilidade, principalmente quando se tratar de negociação salarial, pois há muitas compensações que devem ser avaliadas, bem como: divisão de lucros, bônus, ações, agenda de promoções, horários flexíveis e férias. Antes mesmo de se começar uma negociação, deve-se estar preparado; tendo em mãos todas as informações necessárias para se iniciar uma negociação, antes disso, é importante fazer uma pesquisa de mercado e levar em conta todas as suas necessidades, o que dará subsídios para se argumentar e defender sua proposta salarial com o empregador.

Procure mostrar a gerencia o valor que seu trabalho, esforço, dever e dedicação possuem para o desenvolvimento da empresa; certamente, tudo isso estará baseado em dados para que se faça uma oferta razoável, permanecendo nela até que a outra parte envolvida lhe ofereça uma contra proposta que refletirá sobre sua proposta inicial. É interessante deixar claro seus interesses, para que se chegue a um consenso, demonstrando que se pretende ouvir e entender o ponto de vista da empresa e que você quanto empregado espera o mesmo feedback.

Invista o seu foco em seus critérios e estabeleça uma meta para negociação, avaliando, por exemplo: tempo de empresa ou pagamento por experiência, o que poderá ajudar na persuasão no momento da negociação. Sendo assim, para que a negociação salarial tenha êxito, o individuo deve estar preparado emocionalmente e psicologicamente; fazendo assim, o mesmo saberá o seu real valor para empresa.

Definições de Negociação

Negociação é uma técnica que pode ser praticada questões pessoais ou profissionais. Existem vários tipos e formas de negociações.

De acordo com COHEN H(1980, p14) negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão. Essa definição é imprescindível que haja um conhecimento da transação a ser negociada, toda a negociação existe uma tensão gerada por opiniões do oponente para se chegar ao um acordo.

A três tipos básicos de negociação:

• Integrativas

Envolve diversas questões, interesses, limites e prioridade. A partir disso são criadas as condições ideais para a solução ganho-ganha.

• Distributivas

Por definição é sempre ganha e perder.

• Criativa

Cada parte revela seus interesses para encontrar soluções conciliadoras para problemas complexos, foca nas pessoas.

A definição de uma negociação se baseia na sua credibilidade e na de seu produto acompanhada com confiança e ética e o caminho para obter satisfatório para ambas as partes. Se você quer ser um bom, não, um ótimo negociador trate bem seu oponente da maneira que gostaria de ser tratado. Somente assim a sua negociação será satisfatória para os dois lados.

INTRODUÇÃO

Negociação no dicionário significa ”Ação ou efeito de negociar.”

Negociação é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional do homem. Está pautada a satisfação de ambos os lados.

Negociar significa tomar as melhores decisões, aumentando seus interesses. Com isso, o que mais importa não é apenas o “sim”, ou seja, não fazer qualquer tipo de negocio mais sim, o que for melhor para ambas as partes.

Para de obter um resultado satisfatório, é necessário planejar.

Se você quer ser conhecido como um grande e competente negociador e acima de tudo ético trate sempre o negociador como você gostaria de ser tratado por ele.

A Ética é importante em qualquer tipo de negociação, pois é com ela que se constrói um relacionamento sólido e profissional pautado no respeito e na honestidade, acima de tudo.

Nunca desistir, ser transparente, saber usar seu poder de persuasão e ter o conhecimento de seu produto/ ou trabalho e acreditar naquilo que defende é melhor caminho para se tornar um profissional capaz de realizar qualquer tipo de negociação, revertendo sempre um “não”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com