TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De |Negociação

Artigos Científicos: Tecnicas De |Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 9

“Roteiro de preparação para negociações salariais”

Preparação: Preste atenção em tudo que acontece no espaço em que você trabalha, procure conhecer mais sobre seu chefe, pense sobre suas habilidades e o que você tem feito nos últimos tempos, planeje bem suas ações e veja como lidar com os acontecimentos, busque a melhoria dos seus argumentos para obter sucesso.

Firmeza: Seja seguro naquilo que fala, caso seja surpreendido, tente contornar a situação o seu favor, com perguntas ou colocações que deixem o ambiente da conversa mais tranquilo. Tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal, deixe de lado à vergonha, o receio, a insegurança e leve em consideração as seguintes variáveis para barganhar: a qualidade do seu trabalho, a realidade do mercado no qual você atua e o perfil da empresa em que trabalha.

Prudência: Tome cuidado com o que fala. Falar assuntos impróprios não combina. Seja sério e extremamente profissional ao expor seus objetivos e pretensões. Investigue o mercado e informe-se sobre a empresa em que você atua. Analise se a companhia é de grande, médio ou pequeno porte para que você consiga pedir mais ou menos.

Controle a ansiedade: Controle-se, olhe firme e fixo para a pessoa que conversa com você, procure não gaguejar, tente se mostrar tranquilo. Tenha cuidado para não se prejudicar. Esta iniciativa tem que ser tomada na hora exata, ou seja, você jamais deve pedir um aumento, por exemplo, se a empresa estiver em crise ou se o seu desempenho for insatisfatório.

A empresa: Fale coisas positivas da empresa, o que você vê em você que possa contribuir para o desenvolvimento maior da empresa, mostre com objetividade tudo que você já fez, e o que você pretende fazer para conquistar o que deseja. Compare o seu desempenho com os resultados obtidos pela empresa. É importante mostrar que você está contribuindo para o aumento da receita da empresa.O melhor caminho é buscar entender com clareza o motivo da negativa. A empresa está em crise financeira e não tem condições de arcar com um custo adicional, ou será que o seu desempenho ficou aquém do desejado? Pode ser ainda que, mesmo atendendo às expectativas, você receba uma recusa porque há colegas com desempenho superior, que serão priorizados. Avalie as justificativas apresentadas pela empresa. Se elas forem genéricas e reiteradas, sem uma informação mais específica, talvez seja o caso de considerar uma mudança de emprego.

Para quem acredita que merece, outras questões devem ser respondidas a si próprio, antes de entrar naquela sala e pedir um aumento. Mereço um aumento por quê?

1.Um colega com as mesmas atribuições, ganha mais que eu.

2.Estou a muito tempo na empresa ou a mais tempo do quem ganha mais.

3.Fico todos os dias até mais tarde e chego mais cedo que todos.

4.Minha atividade é mais complexa ou mais chata que o do outros.

5.Consigo resolver problemas para empresa de forma rápida, sou eficiente.

6.Consigo perceber os problemas, as vezes antes que aconteçam e tomo ações que beneficiam a empresa e trazem resultados visíveis.

A lista de perguntas poderia ser quilométrica, mas somente relacionando estas seis, a ideia de para onde esta conversa irá já está na cara, que você quer um aumento.

Texto 1.

A globalização criou novas exigências para o mercado de trabalho está impondo a todos a necessidade de buscar aperfeiçoamento textual e profissional.

Dessa forma, cada vez mais os profissionais e especialmente aqueles que

Têm que estar em contato ou negociar com outras culturas terão que conhecer as técnicas as ferramentas de negociaçãoe tomada de decisão.

Os temas negociação e tomada de decisão vêm passando por umdesenvolvimento intenso nos últimos anos.Muitas são as publicas que têm surgindo,porém a maior parte é na língua inglesa,havendo poucas publicações do gênero na língua portuguesa.

A ideia inicial foi verificar a importância da negociação nos dias de hoje.Outros pontos abordados referem-se a questões éticas nas tomadas de decisão e negociação,pois há muita discussão sobre até que ponto se está agindo de maneira ética.

O livro apresenta o processo de negociação e tomada de decisão,desdeplanejamento e a preparação,inclusive explicando suas tipologias e peculiaridades ,até a execução e a forma de lidar com quem está do outro lado da mesa.Há ainda exercícios e estudos de caso sobre os temas para facilitar a aprendizagem.

A capacidade de negociar surgiu mediada pela evolução da cognição do ser humano,conforme comprovam dados arqueológicos e antropológicos.A cognição foi a mediadora entre o cérebro e a cultura,funcionando como força indutora e interações das pessoas,o que favoreceu o progresso e o desenvolvimento humano.

Texto 2

Conceito de Negociação

Mesmo que seja difícil,em primeiro momento,pensar em negociação de forma mais global,holística e sistêmica,as pessoas devem,defato,refletir e reavaliar as formas como negociam,introduzindo nesse contexto outras variáveis e os aspectos discutidos ao longo do tempo.

Quando se pensa em negociação, pode-se pensar em diferentes aspectos e visões, desde as mais simples e tradicionais, como a visão de Cohen (1980), voltada para a questão do uso da informação e do poder e muito focada num relacionamento que leva normalmente a negociação do tipo ganha-perde, atéas definições mais amplas e preocupadas com o relacionamento entre os envolvidos no processo e com a busca do ganha-ganha, como pode ser visto em Nierenberg (1981), ou a preocupação com um relacionamento efetivo e duradouro entre os participantes, através de uma postura estratégicas no processo.

Nas situações críticas, um arcabouço lógico, que possibilite encontrar referências para abordar a questão, contribui para a ação do negociador. Um conceito de negociação deve funcionar como um modelo. Para serem úteis, as definições ou generalizações de ideias precisam fazer sentido, assim, apresentamos seis conceitos de negociações formulados por importantes autores, para, a seguir, destacar os principais aspectos presentes no processo e negociação.

• Negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.

Nota-se o destaque a comunicação no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com