TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Casos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Superior de Tecnologia em Logística

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO APRENDIZAGEM II(PMA II)

ETAPA II RELATORIO FINAL

Gelson Farias Arcos RA- 336563

Marinilde Rocha Lima RA- 336209

Jaíro Lins de Azevedo Pereira RA-336089

Antonio Maria N. Araujo RA-340997

João Ribamar RA- 330504

São Luís-MA

2012

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Superior de Tecnologia em Logística

Gelson Farias Arcos RA- 336563

Marinilde Rocha Lima RA- 336209

Jaíro Lins de Azevedo Pereira RA-336089

Antonio Maria N. Araujo RA-340997

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTO APRENDIZAGEM II(PMA II)

Projeto multidisciplinar de auto aprendizado apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Atividade Avaliativa.

São Luís-MA

RESUMO

As investigações sobre o processo de logística tem sido motivo de inúmeras pesquisas no cenário nacional, abrangendo principalmente as grandes e médias empresas. Nas últimas quatro décadas, a logística avançou do transporte/depósito/armazenagem para o nível estratégico da empresa. A Logística deve ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados, além de constituir-se em oportunidade de redução de custos. Este projeto teve como objetivo estudar como a empresa Termaco Logística desenvolve práticas de logística na unidade de São Luís-MA. Foi realizado um estudo de caso. Os principais instrumentos para coleta de dados

foram às entrevistas, as observações diretas e indiretas. Os resultados da investigação mostram que a organização vem desenvolvendo esforços continuados melhoria dos processos de logística. A pesquisa mostrou uma série de atributos e variáveis positivas e evidenciando a importância de planejar as funções e tarefas, de trabalhar com foco no cliente, no aperfeiçoamento dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos visando à maximização dos resultados para todos aqueles que direta ou indiretamente necessita das transportadoras.

Na Atualidade, as empresas, para obter vantagens competitivas, integram as sua estratégia de sobrevivência a logística integrada. Nas últimas quatro décadas, a logística avançou do transporte/depósito/armazenagem para o nível estratégico da empresa. A Logística deve ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados, além de constituir-se em oportunidade de redução de custos. A logística empresarial inclui todas as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações, porém para a que seja gerenciada de forma integrada, devendo ser trabalhada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema. Ao contrário, leva a sub-otimização, ou seja, o princípio das compensações, ou perdas e ganhos. Tendo em vista, que a otimização e a administração dos recursos de forma racional é fundamental para garantir a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

A logística

teve sua interpretação inicial ligada a estratégia militar, quase equivalente a filosofia de guerra, quando estava relacionada a movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições para os locais necessários.

Desta forma, o sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.

A atividade logística no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios. Apesar dessa evolução, até a década de 40 havia poucos estudos e publicações sobre o tema. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor.

Atualmente temos o conceito expandido, aplicado a gestão empresarial, conforme os autores . Bowersox (2001), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que

visam facilitar o fluxo de produtos.

Para Dornier (2001), a logística engloba o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, custos efetivos de fluxos e estoque de matéria-prima, estoque circulante, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos do cliente. Com isso nota-se a importância de uma análise em uma empresa, que se dá ao fato de que esta pode nos mostrar: planejamento estratégico, gerenciamento estratégico da mesma e

administração de recursos, possibilitando o conhecimento das formas de se administrar, englobando desde o início do produto até o seu final. Em suma, esta análise visa à preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com