TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Artigo: Tecnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera Educacional – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Logística

Reginaldo Gonçalves De Oliveira

Estabelecimento de diretrizes para negociação salarial

Trabalho apresentado ao curso de Gestão de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera - Uniderp, turma N10, sob a orientação do Profº. Karem Grubert Rojas, como requisito para ATPS – Técnicas de Negociações.

ITATIBA - SP

ABRIL DE 2013

SUMÁRIO

1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA AUMENTO SALARIAL

2. INTRODUÇÃO

2.1 DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

2.2 DESENVOLVIMENTO

2.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

3. COMO CONSEGUIR SUCESSO EM UMA NEGOCIAÇÃO

3.1 QUAIS HABILIDADES SÃO NECESSÁRIAS PARA O NEGOCIADOR

REFERÊNCIAS

1. Roteiro de preparação para negociação salarial

A negociação salarial é uma arte, da qual o processo é muito delicado e exige firmeza do profissional na hora do pleiteamento com uma remuneração ou aumento.

Devido esse processo ser muito delicado, precisamos ter alguns conceitos básicos para entrar num assunto tão delicado como esse.

Primeiramente:

• Informe-se;

• Planeje-se e depois haja;

• Esteja ciente da política de qualidade da empresa;

• Verifique se aquele dia será um dia apropriado para ter esse tipo de conversa com seu chefe;

• Marque uma reunião formal para expor todo o assunto;

• Exponha suas ideias e projetos de melhoria continua com redução de custos e tempo no processo de produção, com o mesma qualidade do produto;

• Fale dos seus aperfeiçoamentos profissionais em relação a sua área;

• Tenha convicção, determinação e motivação ao falar de seus projetos para com a organização;

• Relate os problemas diários dentro da sua área de trabalho, e logo em seguida já esclareçam quais foram as decisões tomadas por você para solucionar o problema;

• Esteja informado sobre qual a remuneração salarial que o mercado oferece;

• Veja se suas qualificações profissionais estão dentro dos padrões exigidos;

• Esteja sempre atento aos comentários obtidos da sua qualificação profissional diante da organização e de seus resultados obtidos.

Diante de todo esse planejamento e informação, entre no assunto da sua promoção dentro da organização e da sua remuneração salarial.

Seja qual for a negociação estabelecida, ambas as partes tem seus deveres e obrigações dentro da organização.

Já o colaborador diante disso tem que mostrar resultados positivos e progressos diante do mercado competitivo.

Ambas as partes tem que ter satisfação no seu desafio diário.

Seguindo esse planejamento e estratégia para um pedido de nova remuneração ou até mesmo uma promoção de cargo, seria muito difícil você não ter esse pedido aceito, a não ser que a organização que você trabalha passou ou esteja passando por uma crise econômica.

difícil, que você não se encontrava a par. Esse seria uma justificativa obvia para não ter seu aumento salarial.

Caso a resposta tenha sido “não”, procure analisar novamente os fatos e procure corrigir seus erros ou até mesmo procurar outras oportunidades.

Todo profissional gosta de se sentir valorizado e ser recompensado pelo teu bom desempenho dentro do ambiente de trabalho, mas é preciso ter argumentos sólidos para justificar o aumento do reajuste, baseado no seu próprio desempenho.

A comunicação é um fator importante, pois é através dela que o profissional irá mostrar os argumentos que o levam a ter direito ao aumento de salário. Então ele precisa saber comunicar-se bem com o seu chefe, procurando aprender o estilo de negociação do chefe, antes do pedido do aumento, ter firmeza, para que sua proposta seja analisada com interesse em bases de seus argumentos, podendo ser vista de forma positiva.

Nem sempre a respostas iram agradar o profissional, mas ele precisa saber administrar as emoções e buscar compreender o motivo que levou ao não. A resposta “NÃO” não deve ser aceito como um sinal de desistência, mas sim uma forma de crescimento para o profissional, pois é através desta resposta que ele poderá analisar seus argumentos que talvez não foram suficientes para o aumento, e futuramente estar disposto a uma nova tentativa, procurando analisar os pontos que não foram favoráveis no primeiro pedido de aumento salarial, e talvez proporcionar um aumento satisfatório, que beneficie ambas as partes, tanto o funcionário, quanto a empresa.

As atitudes equivocadas antes, durante e depois, da negociação salarial, podem eliminar as chances de se ter um aumento, principalmente quando se tem como resposta um não e a partir deste momento o funcionário começa a agir de forma antiética, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com