TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia

Dissertações: Tecnologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

1)Para que serve as camadas ou níveis utilizados para estruturar redes?

A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. Suas principais funções são o roteamento dos pacotes entre fonte e destino, mesmo que estes tenham que passar por diversos nós intermediários durante o percurso, o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados pelo usuário, para fins de tarifação.

O principal aspecto que deve ser observado nessa camada é a execução do roteamento dos pacotes entre fonte e destino, principalmente quando existem caminhos diferentes para conectar entre si dois nós da rede. Em redes de longa distância é comum que a mensagem chegue do nó fonte ao nó destino passando por diversos nós intermediários no meio do caminho e é tarefa do nível de rede escolher o melhor caminho para essa mensagem.

2) Como funciona a comunicação entre camadas?

O modelo ISO/OSI é constituído por camadas descritas na figura acima. Normalmente as camadas 1, 2 e 3 são implementadas através de software e hardware, enquanto que as demais somente por software. A figura descreve também todo o processo de comunicação através da rede. Cada camada encapsula (desencapsula) os dados das camadas superiores (inferiores) o que significa que cada camada do host origem se comunica com a mesma camada do host destino apesar da comunicação acontecer entre camadas imediatamente superior e inferior.

3) O que são os protocolos da camada?

O TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet, ou ainda, protocolo de interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas (Modelo OSI), onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.1

4) Eu posso transmitir diretamente um dado de uma camada de uma

máquina para outra camada de outra máquina? Justifique explicando como

ocorre essa transmissão de dado/mensagem.

A camada de transporte, tanto no Modelo OSI quanto no Modelo TCP/IP, é a camada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com