TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia

Trabalho Universitário: Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 4

Leia o texto e marque a alternativa correta.

“A construção da leitura na sala de aula merece cuidados especiais por parte do professor. O livro de literatura é um objeto de arte com características particulares oriundas de uma experiência criadora. Enquanto arte da palavra, o texto literário semeia diversos sentidos na busca de um cultivo plural de leituras. Cabe a cada leitor a cultura desse solo criativo de descampado feitio. O ato de ler atualiza esse processo revelador da arte da palavra desenvolvendo a expressão do sujeito leitor numa dimensão crítico-reflexiva. É nessa perspectiva, então, que a prática leitora do livro infantil deve se manifestar no convívio da sala de aula.”

(MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Zeus, 2000, p. 15)

Disponível em <http://www.cintiabarreto.com.br/literatura_infantil/questoessobreliteraturainfantil.shtml>. Acesso em 25 mai. 2012.

a.

De acordo com o texto, cabe à escola a formação da criança leitora, pois a leitura está diretamente relacionada a um caráter pedagógico.

b.

Há várias possibilidades de leitura de um texto literário. Cabe ao professor apontar para o aluno qual o real sentido do texto, aproximando o aluno dos propósitos pretendidos pelo autor.

c.

Por meio da leitura, a criança constitui-se como sujeito. É importante, portanto, que a criança leia apenas livros que orientem uma conduta moral e ética, deixando de lado a leitura lúdica.

d.

A criança leitora desenvolve sua visão crítico-reflexiva na medida em que sua leitura seja determinada pelos pais ou professores, os quais sabem o que fará bem para o desenvolvimento sociocognitivo dessa criança.

e.

O texto literário ultrapassa o caráter pedagógico, pois o livro, assim como a arte, é plural, possibilitando ao leitor diversos sentidos e, portanto, diversas possibilidades interpretativas.

1 pontos

Pergunta 2

Leia o texto e os trechos de fábulas que seguem.

A fábula, gênero narrativo que surgiu no Oriente, significa história, jogo, narrativa ou conto. São composições literárias em que as personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Essas histórias, orais em sua origem, geralmente terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.

I. Nunca faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.

II. Se a tal proclamação está mesmo em vigor, não há nada a temer.

III. É preciso ter cuidado com amizades repentinas.

IV. Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor pela aparência do benfeitor.

Das afirmativas, quais podem ser consideradas ensinamentos morais?

a.

I, III e IV.

b.

I, II e III.

c.

I e III.

d.

II, III e IV.

e.

I e IV.

1 pontos

Pergunta 3

As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com