TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia

Artigo: Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quem foi Paulo Freire?

Foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

2-Qual o método que ele criou? Quais suas características?

Há mais ou menos 50 anos, um brasileiro visionário criou um método de alfabetização de adultos que mais que ensiná-los a ler e escrever em 45 dias, resgatava neles a coragem, à vontade e a força para participarem do mundo de forma crítica e consciente. Esse brasileiro foi Paulo Freire, educador pernambucano, filósofo, escritor, político e militante de causas sociais. Ele elaborou uma teoria do conhecimento e procurou o sentido da educação, centrando suas análises na relação entre educação e vida, reagindo às pedagogias tecnicistas do seu tempo. A educação, para ser transformadora precisa estar centrada na vida.

Etapas dos métodos

1. Etapa de investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.

2. Etapa de tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.

3. Etapa de problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

3- Qual a importância dos estudos de Paulo Freire na educação?

Paulo Freire concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação. Aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo. Ele parte da visão de um mundo em aberto, isto é, a ser transformado em diversas direções pela ação dos homens.

Paulo Freire atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo.

Para Paulo Freire o diálogo é o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes.

4- Qual a importância dos estudos de Paulo Freire para sua formação?

Paulo Freire é sem dúvidas um marco da educação brasileira, o que exige de nós, busca constante, leitura séria, disciplina para o desenvolvimento da atividade que ao mesmo tempo é prazerosa porque abre caminhos para pensar a educação, mas também exige responsabilidade, pois ousar discutir as ideias de Paulo Freire é por si só um desafio que exige dedicação e competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com