TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia

Resenha: Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a visita técnica, feita na empresa Amazon Corporation, constatei que a organização trabalha com meios tecnológicos avançados e oferece diversos serviços para empresas. Entre eles, o serviço “Amazon Suporte” e “Gestão de Projetos” foram os que me chamaram atenção. O primeiro, por exemplo, é visto como método de especialização de tarefas e partilha de “kenow-how”, que permite a organização concentrar-se na sua atividade principal, bem como é a solução para as empresas que não desejam se preocupar com a gestão de tecnologias e dos profissionais delas envolvidos. Dessa forma, o cliente/consumidor mantém um foco em seus negócios e no mercado em que atua. Essa ferramenta, quem a adquiri, possui os seguintes benefícios: Aumento de produtividade; redução de custos operacionais; ações preventivas quanto à parada no ambiente de TI; melhor uso das tecnologias já adquiridas e que não são seu maior potencial; melhor satisfação dos seus clientes internos de antes do aumento da disponibilidade das ferramentas de TI. Com isso, a empresa demonstra interesse em atender as necessidades/expectativas do cliente/consumidor, procurando se diferenciar, por meios de seus serviços, das demais empresas no ramo de tecnologia.

Já a segunda ferramenta, que é uma das mais solicitadas, é um modelo que implementa um modelo de governança que atende as necessidades das empresas, e para isso ela dispõe de uma metodologia que abrange um gerenciamento de projetos, dando suporte para empresas ficarem amparadas nessa área. Ela compõe ainda da seguinte estrutura: alinhamento de estratégia atual; diagnóstico de situação atual; definição do modelo de governança; estratégia de implementação e encerramento.

Segund Cruz (2000, p. 24) “Tecnologia da informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.”, Com a citação deste autor, percebo a relação direta com os serviços que a empresa Amazon oferece, ora com o suporte técnico, ora com a consultoria, que dizem respeito à aplicação do processo.

Já outro autor, chamado Parsons (1983) ressalta a correta aplicação da TI que pode trazer ganhos significativos, mas a escolha e a seleção da tecnologia depende de um profundo entendimento das estratégias adotadas pela empresa e entendimento das consequências das escolhas feitas sobre suas variáveis estratégicas (PARSONS, 1983 apud SACCOL et al in SOUZA, 2003:192). Com isso, mediante as estratégias que a empresa Amazon utiliza, observo que tem sido um diferencial de outras empresas que disputam esse mercado.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, Douglas; SOUZA, Antônio Artur de. Avaliação de um Sistema ERP como Instrumento para a Gestão Financeira: Estudo de Caso no Setor Siderúrgico Brasileiro. In: SOUZA, César Alexandre de; SACCOL, Amarolinda Zanela (Org.). Sistemas ERP no Brasil (Enterprise Resource Planning): Teoria e Casos. São Paulo: Atlas, 2003. Cap. 9, p. 244.

CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com