TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia. A História

Artigo: Tecnologia. A História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia

A História

De acordo com alguns historiadores, as primeiras tentativas de se utilizar a eletricidade para controlar sons deram-se ainda no século XVIII, através das experiências de Jean-Baptiste de La Borde, que , em 1759, construiu o Clavecin Electrique. Um instrumento de teclado que utilizava cargas eletrostáticas para fazer com que pequenas lâminas metálicas batessem em sinos, produzindo os sons.

Válvulas e Motores

Consideraremos como primeira fase da eletrônica musical o período que vai do início do século XX (Invenção da Válvula) até o final da década de 1940 (Invenção do transistor). Um aspecto interessante dessa fase está no fato de os novos instrumentos terem sido desenvolvidos em vários países diferentes, coisa que não acontece nos dias de hoje, em que os principais lançamentos vêm dos EUA ou do Japão. Demonstrando claramente uma concentração de conhecimento tecnológico.

Transistores e Chips

Em 1948. Depois de exaustivas pesquisas, surgia nos laboratórios Bell (USA) o primeiro transistor. As consequências que este novo dispositivo trouxe para o mundo foram de enorme impacto, pois ele possibilitou significativas reduções de tamanho, de consumo de energia e , sobretudo, de custo nos equipamentos eletrônicos . Obviamente, a indústria musical logo também tratou de aproveitá-lo.

Microprocessadores

O final da década de 1970 foi marcado pela popularização dos microprocessadores, que saíram das aplicações militares e encontraram um vasto mercado em diversos outros setores, dentre eles a indústria musical. Logo começaram a surgir empresas cujo perfil estava focado mais na eletrônica digital, e não amis nos circuitos analógicos das décadas anteriores. Isso causou um desiquilíbrio muito grande na situação que estava estabelecida, criando dificuldades para as empresas mais “tradicionais” como Moog e ARP, por exemplo, que não tinham domínio suficiente da nova tecnologia. Nessa “nova onda”, sugiram nos EUA algumas empresas marcantes no setor de sintetizadores.

Softwares e Dispositivos Virtuais

A fase atual, a partir de meados da década de 1990, vem sendo marcada pelo aprimoramento da qualidade das amostras sampleadas, graças ao barateamento das memórias digitais. Outra tendência é o retorno ao controle do som em tempo real, praticamente impossível nos instrumentos que só tinham um visor e meia dúzia de botões: hoje, quase todos os sintetizadores vem com botões rotativos ou deslizantes no painel, que dão ao músico a possibilidade de ajustar com precisão, e a qualquer momento, vários parâmetros do som que está sendo executado. O domínio e popularização da tecnologia de processamento digital de sinais (DSP) também tem sido fundamental para o surgimento de novas empresas e produtos. Apesar de a indústria estar cada vez mais fechada em chips proprietários, com o barateamento dos microcomputadores e o aumento impressionante do seu poder de processamento, basta ter um bom conhecimento em DSP para se desenvolver uma aplicação capaz de gerar e processar sons com qualidade.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »