TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia. Como surgiram as primeiras idéias

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia. Como surgiram as primeiras idéias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.337 Palavras (22 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Como surgiram as primeiras idéias

Há séculos atrás, a palavra computador significava “aquele que faz cálculos”, era designada à quem tinha a função se resolver problemas com números. O termo moderno, aparece depois do século XIX, e em 1944 um jornal inglês chamado London Times sujeriu que alguns equipamentos, no futuro, poderiam substituir o esforço humano.

1642. Blaise Pascal cria uma máquina com seis rodas dentadas, cada uma contendo algarismos de 0 a 9 que permitia somar até três parcelas de cada vez, além disso subtraía, multiplicava, dividia e encontrava a raiz quadrada, desde que o total não ultrapassasse 999.999.

1801. Joseph-marie Jacquard constrói um tear automático, que funcionava com leitura de cartões perfurtados, para facilitar seu trabalho na tecelagem.

1834. Charles Babbage cria o aparelho analítico (a partir dos cartões magnéticos), que é a base de funcionamento do computador: entrada, processamento e saída: alimentação de dados por cartões perfurados. Uma unidade de memória, armazenamento e reutilização; sequências de operações, que é o sistema operacional.

1880. Herman Hollerith inventa uma máquina para realizar as operações de recenseamento da população. Adaptou os cartões perfurados e os impulsos elétricos para transmissão de dados (baseado no princípio de Samuel Morse, inventor do telégrafo, 1844), transformando letras e números em sinais elétricos. A invenção foi patenteada em 8 de junho de 1887.

1939-1945. Durante a Segunda Guerra Mundial, a evolução tecnológica foi determinante. A espionagem alemã começava a utilizar uma máquina chamada Enigma, que emitia códigos que mudava constantemente a cada mensagem enviada, dificultando que fosse decifrada pelos países inimigos. Alan Turing, foi encarregado de comandar uma equipe de decodificação. Construíram a Colossus,

1941. Konrad Zuse, constrói um computador eletromagnético chamado Z1, cuja programação era limitada e suas instruções eram passadas através de cartão perfurado. Constituída por um somador/subtrator de 22 bits de vírgula flutuante¹ e uma unidade lógica de controle que possibilitava a realização de tarefas complexas (multiplicação, divisão). O motor servia para gerar um sinal de clock² mecânico de um Hz (hertz, unidade de freqüência). Utilizava o programa binário já/neim (sim/não), representava um marco histórico pois era a primeira máquina binária programável do mundo. Após o Z1, seguiram uma série de computadores produzidos por Konrad Zuse (Z2, Z3). Foi destruída em 1944 devido ao bombardeio em Berlim.

1. AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES

1.1 Primeira Geração (válvulas e vácuo)

1.1.1 Primeiras tentativas

1937 – John Atanasoff e seu assistente Clifford Berry criam o ABC (Atanasoff Berry Computer) em Iowa nos Estados Unidos.

1939-1945 – Max Newman, Alan Turing e equipe de Betchley Park, durante a Segunda Guerra Mundial, construíram uma máquina eletromagnética chamada de Colossus, que percorria em alta velocidade as imagens com código Enigma em busca de quaisquer regularidades, traços recorrentes ou combinações que pudessem ser decifradas.

[¹] Vírgula flutuante: é um formato de representação digital de números reais, que é usada nos computadores.

[²] Clock: sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos.

Tinha cinco processadores com capacidade de escanear 25 mil caracteres por segundo.

As máquinas construídas para fins militares foram destruídas no final de 1946, pois poderiam cair em mãos inimigas.

1948 – A equipe da IBM utiliza pela primeira vez o SSEC (Selective Sequence Eletronic Calculator) , uma máquina híbrida de válvulas a vácuo e relês eletromecânicos, para calcular as tabelas de posições da Lua (utilizadas na primeira alunissagem).

1943-1945 – J. Presper Eckert, John V. Mauchly e Herman H. Goldstine, (E.U.A.) construíram o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator Computer), utilizando dos mesmos conceitos do ABC e foi considerado o primeiro computador programável universal, usado em uma simulacão numérica para o projeto da bomba de hidrogênio e em pesquisa de projetos de túneis de vento, geradores de números randômicos e em previsões metereológicas.

1946 – Max Newman e a equipe da Universidade de Manchester, (Inglaterra) que teve a participação de Alan Turing, construíram o Manchester Mark I, "primeiro computador que funcionou", que teve "a primeira visualização na tela de dados contidos na memória" e que teve o primeiro programa gravado executado em 21 de junho de 1948.

1949 – M. Wilkes (que conhecia os trabalhos de von Neumann e participou de cursos na Moore School, diretor do Laboratório de Cálculo, na Universidade de Cambridge (Inglaterra) construiu o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer), que calculou tabelas de quadrados e tabelas de números primos.

1945-1951 – J. Presper Eckert, John V. Mauchly (engenheiros eletrônicos) e Herman H. Goldstine com a consultoria de John von Neumann, doutor em Matemática, pela Universidade de Budapeste, húngaro, naturalizado americano, especialista em lógica, construíram o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Computer), "um autômato universal eletrônico de algorítmo gravado" (BRETON, 1991:100).

1951 – J. Presper Eckert e John V. Mauchly construíram o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer), o primeiro computador bem sucedido comercialmente. Sua aplicação era na área de administração.

1.2 Segunda Geração (diodo discreto e transistor; núcleos magnéticos de memória)

1954 – Máquinas: construção do TRADIC nos laboratórios da Bell e do TX-0 no Laboratório Lincoln (Massachusetts Institute of Technology).

Supercomputadores: LARC (Livermore Atomic Research Computer) e o IBM 7030 (aka Stretch) – formas primitivas de processamento paralelo.

Microcomputadores: PDP-8 (Construídos com trasmissores e núcleos magnéticos).

1.3 Terceira Geração (circuitos integrados – ICs[1])

1963-1972 – Supercomputadores, minicomputadores com processamento Vetorial: IBM 360/91, Solomom, da Westinghouse Corporation, CDC 7600, STAR-100, TI-ASC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com