TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Gestao

Dissertações: Tecnologia Da Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

Mudança organizacional e quebra de paradigma

Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas, que como num passe de mágica surgem em tempo menor que de um piscar de olhos. É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que nós administradores chamamos de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.

O papel do gestor:

O papel do Gestor de uma organização é entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscar os melhores resultados para os acionistas, os proprietários e também a sociedade.

Entrevista com o gestor:

“O papel do gestor de uma empresa, ou de um processo desta empresa, é estar alinhado e principalmente identificado com a Missão, a Visão e os Valores desta organização, pois o gestor deve dar o exemplos. A partir desta identificação com o negócio de ótica, ter a capacidade de identificar as oportunidades e as forças que nos credenciam como também as ameaças e as fraquezas que podem ofuscar nossa estratégia.”.

Este entendimento do entrevistado, está de acordo com o que teoria do nosso livro texto.

Gestão da Qualidade Total

A Gestão da Qualidade é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das empresas, na busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional

Terceirização na empresa

Na Farol temos a equipe de limpeza que é terceirizada, neste caso as vantagens são a agilidade e eficiência no serviço prestado, pois é uma equipe de 10 auxiliares da limpeza, não deixando acumular as tarefas. Estando o serviço sempre em dia e muito bem executado.

Agora a desvantagem é o custo por este trabalho, pois é bem alto tornando em alguns momentos da empresa um valor muito alto em relação a necessidade de tantos profissionais realizando a mesma tarefa, e também pelo fato de sempre que precisar tratar assuntos sobre estes profissionais, não podemos falar diretamente e sim é necessário se reportar ao gestor da empresa contratada, tornando o processo mais lento.

Um setor que poderia ser terceirizada se trata da cobrança, pois hoje temos apenas um profissional na área que traz um retorno muito lento, e a vantagem seria um retorno de valores mais rápido e uma redução no número de devedores, fazendo campanhas de desconto e contato direto e com eficiência na cobrança. Quanto a desvantagem, neste caso seria o custo, pois hoje arcamos com uma apenas um funcionário nesta área, e a certeza de um bom relacionamento com os clientes, já que não poderíamos avaliar os cobradores pessoalmente, mas sim apenas com os números alcançados.

Tecnologias e Ferramentas de Gestão segundo o PLT.

BENCHMARKING

Características: É um processo contínuo, de investigação, de aprendizagem com os outros, requer disciplina e aplicável em qualquer processo.

Vantagens: Serve para apontar praticas erradas que comprometem o bom desempenho da organização.

Aplicação: É uma Tecnologia de extrema flexibilidade e aplicável a qualquer segmento e porte de empresa

OPEN-BOOK

MANAGEMENT

Características: A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.

Vantagens: Pode contribuir com os gestores, desde que estes disseminem uma cultura aberta e que privilegie o inter-relacionamento entre as pessoas.

Aplicação: Faz com que todos os empregados conheçam com detalhes toda a situação da organização, e assim, comprometerem com os resultados desejados.

REENGENHARIA

Características: Ter o foco nos processos que agregam valor, O simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia, pelo contrário, várias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço. A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa.

Vantagens: Melhor qualidade, aumento da velocidade de produção e redução de custos, possibilitando ter um produto ou um serviço com preço mais competitivo, elimina processos. A reengenharia reduz todos os tipos de desperdícios, reestruturando o processo.

Aplicação: A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional.

Uma reconstrução e não apenas uma reforma total ou parcial de uma empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente.

EMPOWERMENT

Características: É reconhecer o valor dos funcionários e delegar-lhes suficiente poder de decisão e responsabilidade no desempenho de suas atividades. Os funcionários com espírito e motivação de líderes, discutindo e opinando, em conjunto com os colegas, sobre como administrar melhor suas tarefas sem precisar de consultas e autorização de superiores, assim, para dinamizar o serviço ao cliente.

Vantagens: Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a viabilização do trabalho em equipe. Esta tecnologia produz um incremento na qualidade das decisões, pelo fato de seu compartilhamento, e das lideranças, com o aprendizado continuo que ela oferece e a possibilidade de se discutir as varias opiniões relativas aos objetivos pretendidos. Há também, a melhoria dos resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles e pela maior motivação gerada pelo sentimento de pertencimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com