TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Artigo: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Tecnologia da Informação

1) O que é exatamente um sistema de informação? Quais atividades ele executa?

Qualquer combinação de pessoas, software, hardware, redes de comunicação e dados que armazena, disponibiliza, transforma e dissemina informações na organização. Também pode ser entendido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar as tomadas de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

2) Qual a diferença entre dados e informação?

Dado proporciona compreensão sobre fatos, mas não são necessariamente úteis. Dados são itens ou eventos fora do contexto e sem relação com outras coisas; Informação envolve a compreensão das relações (dados dotados de relevância e propósito - requer unidade de análise; exige consenso em relação ao significado; exige necessariamente a mediação humana.

Informações utilizam conjuntos de dados que permitem analises para obter fatos ocultos

3) Enumere e descreva quais os componentes que são combinados na criação dos sistemas de informação.

Os sistemas de informação desempenham três papéis vitais em qualquer tipo de organização. Ou seja, eles apoiam uma organização no que se refere a:

Processos e operações das empresas;

Tomada de decisões de seus funcionários e gerentes;

Estratégias em busca de vantagem competitiva; Fornecem suporte aos processos e operações; suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes; e, suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva. Mas para compreender totalmente os sistemas de informação, você precisa conhecer suas dimensões mais amplas: a organizacional, a humana e a tecnológica, bem como seu poder de fornecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial.

1 – Organizações: Os sistemas de informação são parte integrante das organizações. E, embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade de uma via de mão dupla: a história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia está sendo e como deveria ser usada. A fim de entender como uma empresa específica usa sistemas de informação, você precisa saber algo sobre a estrutura, história e cultura da empresa.

2 – Pessoas: Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que a formam. O mesmo se aplica aos sistemas de informação: eles são inúteis sem pessoas gabaritadas para desenvolvê-los e mantê-los, e sem pessoas que saibam usar as informações de um sistema para atingir os objetivos organizacionais.

3 – Tecnologia: A tecnologia de informação é uma das muitas ferramentas que os gerentes utilizam para enfrentar as mudanças. Hardware é o equipamento físico usado para atividades de entrada, processamento e saída de um sistema de informação. Consiste no seguinte: computadores de vários tipos e formatos; diversos dispositivos de entrada, saída e armazenagem; e o meio físico que interliga todos esses elementos.

O software consiste em instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os componentes do hardware de um sistema de informação. Chamamos de tecnologia de armazenagem de dados os softwares que comandam a organização de dados em meios físicos de armazenagem. A tecnologia de comunicação de redes, composta por dispositivos físicos e softwares, interliga os diversos equipamentos de computação e transfere dados de uma localização física para outra. Equipamentos de computação e comunicação podem ser conectados em rede para compartilhar voz, dados, imagens, som e até vídeo. Uma rede liga dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos, tais como uma impressora.

4) Quais os tipos clássicos de sistemas de informação conhecidos. Cite um exemplo de um contexto organizacional e como cada tipo de sistema interagem nesse contexto (algo similar ao exemplo de ecommerce dado no slide, mas utilize outra situação).

Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.

Um sistema (às vezes chamado sistema dinâmico) possui três componentes ou funções básicos em interação:

Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados;

Processamento - envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto;

Saída - envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final.

Nível operacional; tático e estratégico. O nível operacional utiliza informações estruturadas como base para tomada de decisão. O tático, informações semiestruturadas e o estratégico informações não estruturadas.

5) Qual o papel dos sistemas de informação na resolução de problemas organizacionais?

Fornecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com