TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Seminário: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Organização de computadores

Atividades

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

1) A evolução histórica do computador, apresentada na primeira unidade do seu material didático, aponta diversos fatores que levaram a escolha do sistema binário para a implementação da máquina digital.

Assinale evidências que contribuíram para esta escolha, do ponto de vista do nível “Componentes Eletrônicos”.

Primeiro deve-se definir o circuito lógico e depois encontrar os componentes eletrônicos que executem as operações necessárias. O teclado é uma evidencia pois quando digitamos a letra “a” na verdade o computador irá interpretar 1100001. Assim, para haver comunicação entre diversos dispositivos é necessário um canal de comunicação que permita trocar dados de modo que não se perca informação. Esses zeros (0s) e uns (1s) representam os dois estados possíveis de um componente eletrônico e são chamados de dígitos binários.

2) Conforme apresentado em seu material didático, as máquinas digitais atuais possuem três tipos diferentes de barramento. Compare a função de cada um deles e analise as conseqüências advindas do aumento no número de bits de cada um deles.

O barramento classificado de acordo com o fluxo de informação se divide em três tipos:

- Barramento de dados. Transmite dados entre as unidades. Um microprocessador um de 8 bits requer um barramento de dados de 8 linhas para transmitir dados de 8 bits em paralelo. Semelhantemente, um microprocessador de 64 bits necessita de um barramento de dados de 64 linhas para transmitir dados de 64 bits em paralelo. Se o barramento de dados para um microprocessador de 64 bits fosse formado por 8 linhas, seriam necessárias oito transmissões sucessivas, tornando mais lento o sistema. O Barramento de Dados é bi-direcional, isto é, pode transmitir em ambas as direções.

- Barramento de endereços. É usado para selecionar a origem ou destino de sinais transmitidos num dos outros barramentos ou numa de suas linhas. Ele conduz endereços. Uma função típica do Barramento de Endereço é selecionar um registrador num dos dispositivos do sistema que é usado como a fonte ou o destino do dado. O Barramento de Endereço do nosso computador padrão tem 16 linhas e pode endereçar 216 (64 K) dispositivos (1K= 1024, ou 210 , no jargão de computação).

- Barramento de controle. É o barramento mais simples de um computador, sincroniza as atividades do sistema. Ele conduz o status e a informação de controle de e para o Microprocessador. Para um Barramento de Controle ser formado, ao menos 10 (geralmente são mais) linhas de controle são necessárias.

3) A hierarquia de memória dos computadores é baseada em alguns fatores como custo e “velocidade”. Dessa forma, alterações nessa hierarquia podem afetar significativamente o desempenho. Em sua opinião, quais seriam as conseqüência da eliminação de memória cache?

No inicio de 2001 os processadores mais velozes operam entre entre 1000MHZz e 1500Mz mas as memórias mais rápidas operavam entre 200MHz e 400MHz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com