TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Casos: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Há um projeto sendo elaborado e a fortes indícios que um funcionário nosso da área de TI levou documentos confidencias,noticia do departamento de segurança,já tomamos providencias,afastamos o funcionário José Da Silva.

Com as provas existentes foi possível saber que ele vendeu mesmo para um concorrente o nosso projeto,a maior dificuldade no momento é garantir que a empresa concorrente não tome conta do projeto,já abrimos um processo contra José Da Silva contra a empresa que adotou nosso projeto.

Os custos com o projeto foram muito altos,o projeto na parte de software foi desenvolvido em orientação objetos pelos funcionários da área de TI comum desenvolvimento de 5 meses.

é possível suspeitar-se de que não exista uma rede de dados totalmente segura e protegida contra danos provocados por pessoas internas, externas à empresa, que possam provocar contaminações ou perdas nos dados, seja por meio de vírus de computador, invasão dos sistemas ou outro.

Esta vulnerabilidade existente nas redes se reflete em prejuízos, extravio de tecnologia, paralisação de sistemas, morosidade nos negócios e na vantagem ou desvantagem competitiva frente às empresas concorrentes. Vandalismo, falsificação, espionagem e imperícia são algumas das ameaças que agem sobre as redes cada vez mais abertas, que interligam um número cada vez maior de computadores e de pessoas.

Estamos efetuando sobre a Informação e a Segurança da Informação, efetua um estudo do conceito Informação e as suas aplicações nas organizações, refletindo sobre tópicos como estratégia, sistemas de informação e a importância para a competitividade frente ao mercado empresarial, evidenciando a fragilidade da informação existente nas corporações.

Um modelo de solução a ser adotada é a implementação de uma Política de Segurança da Informação para que não haja mais esse tipo de “problema”.

Quando bem estruturadas, estas diretrizes podem minimizar os riscos contra acessos aos dados por pessoas não autorizadas, perda acidental, furtos de tecnologia e outros, e assim, contribuir para melhorar e difundir o correto uso dos recursos de informática existentes e disponíveis na nossa empresa.Uma Política de Segurança da Informação explicita normas internas para a utilização dos equipamentos de informática.

As empresas atualmente estão preocupadas com a segurança da informação armazenada em meios magnéticos e eletrônicos, sendo que este panorama de fragilidade técnica está induzindo muitas organizações a implementarem soluções tecnológicas para proteger seus dados corporativos, com consciência do cuidado que deverão tomar no momento de se decidir por qual sistemática adotar e por quais diretrizes implementar.

É preciso planejamento, análise das soluções já implementadas no mercado e a montagem de um plano estratégico do projeto total. Inicialmente, como visão macro da situação da empresa, é necessário identificar o máximo de fragilidades possíveis, principalmente com relação a ataques por meio de vírus de computador, que deverão ser analisadas e combatidas.

Segundo Oliveira (1993), os conceitos de dado e informação são diferentes e deve-se distingui-los. O que distingue dado ou um conjunto de dados de informação, a qual auxilia no processo decisório, é o conhecimento que propicia ao tomador de decisões. Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não 30conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. É necessário ao executivo obter o conhecimento a partir do dado transformado, o que lhe propicia um processo dinâmico ou um elemento de ação e esta situação dinâmica lhe permite posicionar-se diante de um problema ou situação qualquer.

Segundo Beuren (1998), a elaboração e a execução da estratégia podem ser aprimoradas com o uso da informação. No entanto, o papel central deste recurso, com a finalidade de alcançar o objetivo estratégico da empresa, não é tratado com muita ênfase no meio empresarial e na literatura tradicional sobre estratégia empresarial. A informação é um instrumento organizacional que se traduz na flexibilidade em identificar no menor período de tempo, o passo à frente que deve ser dado.

Com relação aos medidores gerenciais, no passado, os responsáveis pela administração das informações acreditavam que uma das estratégias mais adequadas e utilizadas em gestão era perguntar aos dirigentes quais os dados de que precisavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com