TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Artigos Científicos: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

de trabalho.

Análise fílmica :

Cultura organizacional Conservadora: organização rígida do trabalho, dos papéis a serem desempenhados, falta de autonomia, sem espaço para solução criativa dos imprevistos, sem lugar para mudança, aceitação passiva da opressão dos gafanhotos( que exigiam comida das formigas) e das decisões da rainha. Essa cultura era passada para cada geração através de histórias, símbolos materiais( a rainha usa uma coroa de flores demonstrando a sua superioridade) e o método de hereditariedade para a sucessão no formigueiro.

Não há valorização do capital intelectual: as formigas eram vistas como “máquinas”, remetendo a Administração Clássica, onde o foco era produzir mais em menos tempo. O espírito criativo e inovador de Flik era visto com maus olhos pela rainha e pelos colegas, era tratado como uma ameaça a estabilidade daquela organização. Nenhuma de suas invenções, como a colheitadeira, eram aceitas, mesmo que pudessem trazer algum benefício.

Estilos de Liderança: Hopper, chefe dos gafanhotos, era autoritário e arrogante. Esse tipo de liderança instalou um clima ruim e um comportamento de medo submissão dos demais gafanhotos. Outra liderança se refere a da rainha, demonstrada no respeito à tradição, que treina sua filha para ser como ela. A liderança informal de Flik deve ser destacada pelo caráter adaptativo.

Após a derrota dos gafanhotos, o formigueiro voltou a harmonia, instalou-se uma cultura adaptativa, com a passagem de Coroa para a princesa Atta. O capital intelectual passou a ser o principal capital existente na organização Formigueiro, evidenciado pelas inovações e novos métodos de colheita.

Vale a pena assistir ao filme e conferir uma Análise completa e detalhada do filme em Artigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com