TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Monografias: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

TI, uma linguagem sem mistérios

Este texto tem por objetivo socializar algumas reflexões sobre a importância da comunicação no processo de formação e atuação dos profissionais de TI, bem como conscientizar os envolvidos de alguma forma nesta área sobre a necessidade de se obter os conhecimentos necessários, e a importância da aplicação de tais conhecimentos para sua carreira profissional.

É incontestável a importância que a comunicação está acentuada neste momento caracterizado pela Era do Conhecimento. Como informa Vanoye (1987), existem várias formas de comunicação: o homem se comunica pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, pela internet, entre tantos outros que marcam esta era da informação.

A internet, com menos de um quarto de século de existência, penetrou de maneira impressionante todas as esferas da atividade humana. Ela despertou interesse de muitas áreas do saber, propiciando o surgimento de novas formas de expressão e o desenvolvimento de novas formas de comunicação.

Visando obter um resultado satisfatório na formação dos novos profissionais da área de TI, muitas instituições de ensino superior do país vêm adequando cada vez mais suas matrizes curriculares. Além de uma formação técnica voltada à realidade do mercado de trabalho, essas instituições de ensino estão enfatizando o aprimoramento do ensino das disciplinas relacionadas à comunicação. Essa nova mentalidade presente na comunidade tecnológica tende a aumentar gradativamente diante do fato de que o atual profissional da área de

TI deve ter, ainda em sua fase de aprendizagem e formação acadêmica, a capacidade de desenvolver as habilidades necessárias para uma formação de excelência.

A obtenção do conhecimento técnico é fundamental nesta área de atuação, entretanto, a necessidade e a importância de uma comunicação eficiente, neste ambiente, são essenciais. O domínio dessa habilidade, bem como o desempenho do ato comunicativo de forma consciente, será sem dúvida, o diferencial que proporcionará o sucesso na carreira do profissional de TI.

Além das disciplinas específicas relacionadas à formação técnica do estudante da área de TI, existem duas que estão diretamente relacionadas ao processo comunicativo. São elas as de Língua Inglesa e a de Comunicação e Expressão.

A primeira se faz necessária, durante a formação inicial do estudante de TI, uma vez que, na grande parte do material didático, a linguagem técnica utilizada neste ambiente bem como as novas tecnologias desenvolvidas são provenientes de outros países. Dessa forma, para que haja uma comunicação comum no meio tecnológico, optou-se pela “padronização”, adotando-se, assim, a língua inglesa, que é mundialmente falada.

A disciplina de Comunicação e Expressão, por sua vez, traz consigo toda uma estrutura necessária para que o estudante possa obter conhecimento das técnicas de como se comunicar e se expressar corretamente, podendo este adquirir uma base sólida para atuar nos mais diversos ramos que a área de TI oferece.

Mas, afinal, por que é necessário que o profissional de TI tenha um maior

conhecimento relacionado à comunicação?

Segundo Pretti (1987), através de um estudo sociolinguístico, pode-se entender a comunicação como sendo a busca pelo entendimento, pela compreensão, através de uma ligação de sentimentos e idéias. Na verdade, comunicar-se é tornar algo comum entre interlocutores. Há de se considerar o tempo, o espaço, os interlocutores, enfim, todo o contexto em que é desenvolvida a comunicação.

Dentro da área de tecnologia é possível notar que existe quase que um dialeto específico. Vale lembrar que dialeto é a forma como a língua e realizada em uma região especifica. A comunidade tecnológica acabou se tornando uma “região” com particularidades lingüísticas devido ao uso constante de termos técnicos específicos de sua área.

A abundância de neologismos e estrangeirismos acabam fazendo parte do cotidiano dos profissionais envolvidos nesse ambiente. Essas particularidades linguísticas da área de TI são praticamente inevitáveis, uma vez que grande parte de nossa cultura tecnológica é importada de outros países, principalmente dos Estados Unidos.

No entanto, o mundo não é formado só de TI. O fato da grande maioria das pessoas estarem de alguma forma, envolvidas atualmente pelas inovações tecnológicas, a grande maioria não se da conta de como elas funcionam, e ainda, muitas dessas pessosa fazem uso incorreto por desconhecerem amplamente os recursos que elas oferecem.

Levando em consideração a dimensão de atuação que essa área abrange, é preciso que o estudante da área tecnológica, durante a fase

de aprendizado e desenvolvimento inicial, adquira conhecimento para lidar com essa realidade. Seja em uma grande instituição ou mesmo trabalhando como autônomo, estará constantemente se relacionando com pessoas que não estão habituadas com a linguagem tecnológica e que, naturalmente, têm seus objetivos focados a outras atividades profissionais, apesar de fazerem uso da tecnologia no desempenho de suas atividades.

O profissional de TI deverá ter a capacidade de se conectar a esse “mundo paralelo”, no qual os “mortais usuários” possam ter acesso às informações técnicas, através de uma linguagem simplificada e compreendida, tornando desta forma a comunicação eficaz. Não é raro se deparar com situações nas quais as pessoas que dependem dos serviços relacionados à TI se vêm frustradas diante das soluções a elas apresentadas. Os jargões utilizados por esses profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com