TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Ensaio: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Ensaio  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

1- TI – como está mudando dentro das organizações? Por que está mudando?

As empresas estão usando terceiros para realizar as atividades de TI que não necessitam de conhecimento do negócio, como a parte de infraestrutura. As empresas de TI (Hp, IBM..) estão alocando os consultores nas empresas para prestar serviços. As empresas estão chamando os funcionários de TI das suas áreas como analistas de negócio, pois o papel deles é entender a organização e propor melhorias relacionadas a TI, depois gerenciar o projeto a ser desempenhado pela empresa contratada. Eles têm a função de gerenciar contratos e pagamentos destas empresas e tem um budget relativamente alto para estes investimentos. Aqui podemos citar a EBX e Shell.

Também se pode citar que empresas de consultoria especializadas em determinados tipos de processos podem propor implantações de novos sistemas (robustos e abrangentes) sem que elas tenham a TI como Core Business, utilizando para isso parcerias com empresas especializadas em desenvolvimentos de sistemas (Uma empresa de logística não precisa ter um programador para tocar a implementação de um sistema, e uma empresa de desenvolvimento de software não precisa entender bulhufas de logística para tocar o mesmo projeto). Dessa forma ambas dedicam a gestão do conhecimento de forma mais pontual, dividindo estrategicamente entre elas as diferentes etapas de desenvolvimento e implantação de sistemas (em empresas contratantes).

2- TI como utility

Utility é um serviço básico ao funcionamento de uma empresa que é comprado por essa empresa sob demanda.

As grandes empresas de TI estão padronizando alguns serviços e vendendo em pacotes. Estão fazendo poucas atividades personalizadas, tipo o que a SAP está fazendo com o sistema.

Uma coisa que ele falou durante a aula é que para as médias empresas, os caras de TI geralmente não dão foco necessário à TI, o pessoal de TI não se preocupa em fazer o código bonitinho, vai apagar incêndio. Por isso elas têm muito a ganhar com o uso da TI como Utility, já que as empresas de serviço conseguem ter o foco para trabalhar direito.

Pode falar também que atualmente a TI não é diferencial das empresas, por isso não vale a pena manter tudo internamente. Vale mais a pena contratar empresas que possuem a TI como core business para implementarem a TI.

“A TI, assim como a energia, integra o grupo que os economistas chamam de tecnologia de fins gerais, pois é usada por empresas de vários tipos de produção de itens diversos e resulta em mudanças básicas e disseminadas para os negócios e para a sociedade. Por sua aplicação ampla, esse tipo de tecnologia oferece a possibilidade de uma considerável economia de escala, caso seu fornecimento seja consolidado”. O modelo adotado pelas empresas atualmente, exige pesados investimentos de infraestrutura, equipamentos e pessoal especializado, beneficiando os fornecedores de componentes. Com o surgimento dos fornecedores de utility em larga escala, os fornecedores privados perdem seu lugar. A economia gerada pelo uso das utilities torna o abandono do antigo sistema uma necessidade competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com