TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Dissertações: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  3.579 Palavras (15 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

A Cadeira de Tecnologias de Gestão anda lado a lado com a Cadeira de Processos Administrativos, portanto para a execução deste desafio imposto pela ATPS dessa disciplina, teremos que aplicar os conhecimentos adquiridos neste semestre pelas duas Cadeiras. O objetivo é conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma empresa escolhida pelo grupo, ao qual a mesma encontra-se em fase de mudanças e quebra de paradigmas. Usando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão, teremos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que serão analisados em seu desenvolvimento. Verificaremos se o gestor ou gestores estão utilizando as devidas ferramentas de gestão para enxergar seus pontos fortes e avaliar o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos da empresa. As empresas hoje em dia primam pela qualidade de seus serviços e ou produtos, portanto elas procuraram cada vez mais buscar uma melhoria na forma de administrar, organizar e operacionalizar sua produção para que obtenha a satisfação plena de seus clientes. A prática da qualidade nas empresas destaca um meio para atingir os resultados desejados e faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. A implicação das tecnologias permite às empresas se estruturarem e enxergarem melhor que realmente é preciso promover mudanças em seu ambiente de trabalho profissional, seja na operacionalização, como no pessoal, tipo: mudança de comportamento, melhor tratamento a funcionários, etc. A qualidade é o principal fator a ser modificado numa empresa, pois a palavra já diz qualificar-se sobre alguma coisa, seja no produto vendido ou industrializado ou nos serviços oferecidos. Isso envolve processos administrativos na sua essência, como estratégico, tático e operacional.

• Nome: Sérgio Machado Reis – EPP

• Localização: EQS 102/103 - Bloco A - Loja 16 - Cine Centro São Francisco – Brasília - DF

• Segmento em que atua: Clipping

• Produtos comercializados: Captura de notícias de Jornais, Sites, Blogs, Revistas, Rádios e TVs

• Porte/Tamanho: Empresa de Pequeno Porte, funcionários e um faturamento médio anual de 08 milhões (em reais).

• Missão e Valores: Esta em desenvolvimento.

• Justificativa da escolha da empresa: A empresa recentemente passou pelas seguintes mudanças:

IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS – Implantação de novos computadores e Placas de capturas de Vídeo e Áudio para assim ter uma ampla captura de vídeos e áudios facilitando a entrega das noticias para os clientes e também aumentando o desempenho dos colaboradores.

Como uma empresa deve se preparar para mudar sempre que necessário.

- A empresa não tinha um planejamento bem definido, hoje estamos com uma empresa de consultoria para juntos elaborarmos nosso planejamento estratégico.

• Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Cleyton Neves, Coordenador de equipe de Rádio e TV.

Mudança Organizacional

É o processo de transformação resultante da ação de mudar, planejada ou não, decorrentes de fatores internos e/ou externos à empresa, podendo atingir componentes como o comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico onde os resultados levem ao desenvolvimento individual para um maior desempenho da organização.

Tais mudanças não costumam serem bem-vindas, as reações mais frequentes são acompanhadas de resistência pelo fato de requerer transformação e quebra de paradigmas, novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substituir por um estado provisório de tensão. As fontes de resistência individual relacionam-se às características pessoais dos indivíduos e envolvem aspectos como: hábitos, necessidades, características de personalidade, inseguranças, grau de conhecimento, questões econômicas e ameaças advindas da mudança.

Neste tempo da informação, onde grandes pressões são originadas pelo mercado que exige constantes mudanças para se fazer frente a competição o grande requisito para uma mudança sem maiores estresse é o planejamento onde a “pré-mudança” para que o processo se dê de uma maneira satisfatória para todos.

“A mudança é um túnel escuro para a gente, é normal temermos o inesperado”, afirma a consultora Alessandra Assad, autora do livro “Atreva-se a mudar – Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos”.

É necessário no planejamento reconstruir todo o contexto, mapeando por etapas o que será mudado, mobilizando e informando a equipe toda e realinhando a nova estrutura conforme as necessidades, convencendo e motivando os funcionários a fazer parte do processo e a se transformarem em agentes da mudança, para a mudança ser bem-sucedida.

1–Informação e diálogo – Explicar sobre a necessidade de mudar aos funcionários, que são os agentes de mudança, que precisam sentir-se envolvidos no processo e entender a necessidade, ouvir opiniões dos envolvidos;

2 - Explicar como podem participar e o que terão que fazer para conservar seus empregos. Eles devem compreender que as mudanças trarão benefícios e não cortes. Conscientes que as mudanças serão benéficas se empenharão no processo de transformação;

3 - Mostrar que a sobrevivência da empresa no mercado está ligada à capacidade de inovação juntamente com a capacidade pessoal e profissional de cada funcionário envolvido;

4–Deixar claro o sentido de urgência irrevogável para implantação das mudanças;

5- Envolver os pensantes com comprometimento total ao processo, desde a alta cúpula até o mais baixo dos cargos da empresa;

6- Mostrar que mudanças quando bem feitas, são sempre benéficas, contudo é preciso arriscar, ousar, inovar, se readaptar só assim as transformações acontecem de fato.

7 - Adaptar fundamentalmente na cultura da empresa às mudanças feitas, onde dela passará a fazer parte integrante, com isso serão aceitas e assimiladas.

Apresentar o conceito e os vários papéis do gestor organizacional. Fazer as seguintes ações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com