TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação E Comunicação Na Educação

Casos: Tecnologia Da Informação E Comunicação Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

Introdução

A pesquisa realizada na Escola Estadual Dona Guidinha, situada em Desembargador Otoni, zona rural do município de Diamantina, atualmente com 40 professores e funcionários, atende 360 alunos do ensino fundamental e médio, sendo 50 alunos em período integral. Apresenta-nos um cenário que não se difere de outras escolas, em que boa parte não sofre mais hoje com as carências de tecnologias e sim com a dificuldade de profissionais aptos a fazer o bom uso destas tecnologias para dinamizar o processo de aprendizagem.

O Objetivo deste trabalho é verificar sobre o projeto de gestão e refletir frente à utilização das tecnologias no currículo escolar nos posicionar frente às problemáticas encontradas.

Desenvolvimento

Parte I

A entrevistada Márcia Aparecida dos Santos, vice-diretora da Escola Estadual Dona Guidinha nos relatou referente à utilização das novas tecnologias como recursos pedagógicos. Segundo a vice-diretora a escola possui recursos tecnológicos como, data show, computadores, DVD, aparelho de som, maquina fotográfica, softwares educativos e um laboratório de informática com 14 computadores com acesso a internet, mas não possui nenhum técnico responsável, a comunidade não tem acesso ao laboratório, uma vez por ano a Superintendência Regional de Ensino oferta curso de capacitação para uso das novas tecnologias em sala de aula, participam geralmente os professores. O recurso mais utilizado na escola é o DVD, alguns utilizam o data show em sala de aula e o laboratório para atividades de pesquisa. Nos mais esses recursos são utilizados em sua maioria somente em eventos escolares. Atualmente o laboratório não esta sendo utilizado, pois está em reforma, mas geralmente quando os alunos precisam utilizar o laboratório eles utilizam em horário contra turno com supervisão de um funcionário da secretária, pois não tem nenhum professor ou técnico responsável pelas atividades do laboratório. A escola possui softwares educativos, mas não são utilizados os funcionários e professores em sua maioria desconhecem seus aplicativos. Atualmente o único projeto de capacitação que tem na escola é o mantido pela Secretária Regional de Ensino, o mesmo tem o objetivo de capacitar professores e funcionários para uso em sala de aulas das novas tecnologias, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem. Segundo a entrevistada o currículo escolar contempla o uso das tecnologias, nas reuniões de Módulo II se debate sobre o assunto com os professores, através dos indicativos do Projeto Pedagógico, pode se perceber que as aulas onde estes recursos são explorados são mais dinâmicas e despertam mais interesse dos alunos e o índice de aproveitamento é melhor. No entanto a escola enfrenta dificuldades para execução, pois se percebe por parte dos professores desinteresse e falta de conhecimento na utilização destas tecnologias, outra questão é o rodízio de professores na escola ao longo do ano, o que dificulta a continuidade de determinadas ações.

Diagnosticando que a maior dificuldade da escola é capacitação continuada de professores e funcionários e entendendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas adequadamente, podem contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, nesse sentido, propomos o projeto “Na Rede” Educação e Tecnologia. O objetivo principal é melhorar a dinâmica do ensino aprendizagem na Escola Estadual Dona Guidinha, ampliando a competência dos professores e alunos na utilização das tecnologias de comunicação e informação na educação.

Parte II

Titulo: “Na Rede” Educação e Tecnologia

Justificativa:

Atualmente, seja por meio de celular, computador, TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Para Perrenoud (2008) apud Mendensonhn (1997) “As crianças nascem em uma cultura em que se clica, e o dever dos professores é inserir no universo de seus alunos”. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento.Na Escola Estadual Dona Guidinha a situação não é diferente, localizada na zona rural, atende alunos da rede pública de ensino fundamental e médio e vem enfrentado dificuldades frente a esta problemática.

Segundo Simião e Reali, apud Sette (1999, p9),

Na educação, a informática é vista como uma nova e promissora área a ser explorada e com grande potencial para ajudar nas mudanças dos sistemas educacionais. Daí a importância de que se reveste a preparações de profissionais no domínio dessas tecnologias, para que se tornem capazes de pensar e participar ativamente deste processo de mudança. (SETTE,1999,p.9)

Por entender que a introdução das tecnologias nas escolas aliada aos professores capacitados faz a diferença e contribui para o potencial comunicativo dos alunos é que propomos este projeto.

Objetivo Geral: Melhorar a dinâmica do ensino aprendizagem na Escola Estadual Dona Guidinha, ampliando a competência dos professores e alunos na utilização das tecnologias de comunicação e informação na educação.

Objetivo Específico:

• Capacitar os professores em Operacionalização dos Equipamentos disponíveis;

• Ofertar 03 Módulos de Oficinas Pedagógicas com o tema: aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação;

• Ofertar 03 oficinas pedagógicas aos alunos com o tema: Métodos de Pesquisas, Como utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho nas atividades escolar;

Delineamento de Métodos Estratégia e procedimentos:

Para implementação dos objetivos, serão utilizados a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com