TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação No Turismo

Casos: Tecnologia Da Informação No Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  4.711 Palavras (19 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 19

1. INTRODUÇÃO

A internet é um dos grandes fenômenos tecnológicos na atualidade, e que gera para as empresas do setor de turismo grandes oportunidades para o setor de hotelaria. As mudanças acontecem muito rápido, com isso surgem clientes cada vez mais exigentes, que buscam por informações e segurança, o que torna o mercado ainda mais competitivo.

Com a evolução e a busca de surgiu o comércio eletrônico, fazendo da internet um canal de compra e venda de produtos e serviços, tornando-se uma ferramenta de marketing eletrônico. A internet passou a ser conhecida como um meio de comunicação entre empresa, fornecedor e cliente, através da distribuição e divulgação.

O objetivo principal desta pesquisa é mostrar que pequenos médios e grandes estabelecimentos hoteleiros, as vantagens de usar a internet na divulgação de seus produtos e serviços através de site.

Foi realizada uma pesquisa no site sobre a Pousada Liria Toffolo no interior de Ouro Preto, Minas Gerais para compreender como esta Pousada esta atendendo a demanda da região. Verificou-se a forma como a Pousada através do site realiza reservas, qual o procedimento, que informações sobre suas acomodações são passadas e as imagens exibidas nas páginas do site. Qual o meio utilizado para o cliente entrar em contato, e qual o tempo de resposta.

2. SETOR DE HOTELARIA

O hotel tem como função básica, oferecer abrigo, acomodações para quem está longe de casa, sobre a condição de pagamento de diárias. Para Beni (2003), hotel, além da função básica de alojar, o estabelecimento possui um diferencial, que é o fato do consumidor se deslocar até o hotel para utilizar seus serviços, e o atendimento ser o mais importante na hora de utilizar seus serviços. O autor explica detalhadamente como funciona esse processo:

O hotel é uma empresa de prestação de serviços e diferencia-se completamente de outros estabelecimentos industriais e comerciais. Enquanto na indústria pode-se planejar o número certo de equipamentos, instalações e pessoal para um determinado tipo de produção, o mesmo não acontece com a hotelaria, que fica no aguardo dos clientes para pôr em funcionamento seu esquema operacional. O produto hoteleiro é estático. O consumidor deve ir até ele. Já as empresas industriais ou comerciais fazem chegar o produto até o cliente. Os custos do esquema operacional hoteleiros são fixos. A empresa hoteleira, quando comparada a outros tipos de empresa, é menos propensa à automação, pois o tratamento pessoal, o calor humano faz parte essencial da prestação dos serviços hoteleiros.

“Uma empresa hoteleira é a pessoa jurídica que explora ou administra meio de hospedagem e que tem em seus objetivos sociais o exercício de atividade hoteleira” (Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, 1998 apud CASTELLI, 2003, p.56).

2.1 INFORMÁTICA E TURISMO

A Informática é a ciência que manipula lógica e automática a informação, com o intuito de facilitar e agilizar as tarefas do dia-a-dia. A informática está presente também no estudo e desenvolvimento de programas e equipamentos relacionados à área da computação, e todas as aplicações de software que de alguma forma fazem o tratamento automático da informação.

A palavra informática é a combinação das palavras Informação e Automática.

VAISTMAN (2001) entende a informação como “fenômeno conhecido, fato ou conhecimento, algo que esta estritamente ligada ao passado e não ao futuro”. MENDES (2006), explica que a informação é um conjunto de dados agrupados, de forma que se forneçam subsídios à tomada de decisão.

Como a decisão é quem faz com que o planejamento entre em ação, para administrar um empreendimento, a informação foi elevada ao posto principal do patrimônio da empresa, de modo que se a empresa tiver seus dados perdidos ou adulterados, sua competitividade pode cair consideravelmente.

Ao criar uma relação entre a Informação e o Turismo, VINCENTIM (1999) explica que na ótica do cliente, ao turismo é formado basicamente pela informação. De acordo com GADOTTI (1999), o grande número de pessoas que se deslocam entre as cidades, estados e países, vêm apresentando crescimento acelerado nas últimas décadas, fazendo a indústria do Turismo expanda-se rapidamente, ao mesmo tempo em que as mudanças são praticadas na sociedade moderna, indicam necessidade de que as organizações modifiquem sua estrutura organizacional, de tal forma que seja sustentável em diversos pontos de vista CAPRA (2002).

Neste aspecto, GADDOTI evidencia que a estrutura da informação no Turismo estará ligada à utilização da Tecnologia da Informação, que através de suas ferramentas e softwares, permitem ao seu gestor quanto ao turista ter subsídios que lhe permitam a forma mais agradável de investir seus recursos.

A evolução tecnológica obrigou os hotéis a se atualizarem para se manterem no mercado. Para Cândido (2001, p.317), “o conhecimento digital é fundamental para qualquer empresa, principalmente para os hotéis que desejam se manter no mercado operado com competitividade e lucro”.

Além de se sentir obrigado a atualizar, os setores hoteleiros também tiveram que se adequar às mudanças continua e incessantes. Segundo Cruz e Gâmdara (2003, p.108) “de nada adianta lutar bravamente contra, pois a força das mudanças no mercado prevalecerá. Inovar constantemente os produtos e serviços serão características fundamentais para os hotéis neste novo milênio”.

Não basta apenas se atualizar, em um mercado competitivo, é preciso inovar, criar um diferencial no mundo tecnológico. Segundo Cruz e Grândara (2003, p.109) “obter sucesso, os empresários hoteleiros terão que desenvolver novas e melhores estratégias que consigam criar vantagens competitivas, pois o mercado digital e a competição são fortíssimos”.

Antes do surgimento da Internet, as agências realizavam as reservas da seguinte maneira, como explica O’Connor (2001, p.36):

Inicialmente, os agentes faziam as reservas conferindo “quadros de disponibilidade” expostos nas paredes do centro ou em grandes listas atualizadas à mão. Entretanto, com o crescimento do volume de reservas, esses métodos manuais de operação ficaram rapidamente sobrecarregados e os hotéis, forçados a introduzir computadores para dar conta da crescente carga de trabalho.

Para controlar os atrasos e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com