TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO

Por:   •  3/9/2020  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Sarah Cristina de Brito Rodrigues.

CEDERJ

Tecnologia em Gestão de Turismo.

Polo: Niterói.

Matrícula: 20117130185

Gestão de Empreendimentos Turísticos I

Resenha – Aula 2

Na aula escolhida, a de número dois, é tratada sobre o segmento de hotelaria e como sua estrutura é importante para a atividade turística e para o setor de prestação de serviços. A atividade turística hoje é o setor que mais gera empregos, direta e indiretamente; e com seu desenvolvimento, as áreas relacionadas a essa atividade também começam a se desenvolver com o intuito de ganhar benefícios. 

O segmento de hotelaria é um dos fatores mais importantes para a atividade turística como um todo, pois é uma das que mais se beneficiaria com seu desenvolvimento. É necessário afirmar que o setor de hotelaria começa a existir, aqui no Brasil, em 1808 com a chegada da família real no território do Rio de Janeiro e desde então vem se diversificando.

Desde então, os investimentos, nacionais e internacionais, vem ajudando na expansão deste setor importante desde a segunda metade da década dos anos 90, prestando serviços de acordo com a demanda exigida, ou seja, luxuosos ou mais econômicos. Seus resultados geram trabalhos e lucros aos cofres públicos. A variedade em seu desenvolvimento e em seu investimento é o que faz o setor ser importante economicamente.

No Brasil, os meios de hospedagem predominantes são os hotéis independentes, com serviços básicos de hospedagem. O texto que compõe a aula também discorre sobre a questão dos serviços e como a hotelaria ajuda na expansão deste setor. É necessário adquirir variados produtos para serem usados na questão da hospedagem em si, como alimentos, materiais de escritório e etc. Os serviços são variados, atendendo as necessidades da demanda.

Ou seja, o setor de hotelaria é muito importante para que a atividade turística tenha bons resultados ou que tenha um bom funcionamento. Além disso, com o auxílio à expansão do setor de serviços, também se mostra extremamente importante para a economia brasileira.

Um exemplo claro disso é o contexto atual, aonde a pandemia do coronavírus vem afetando a atividade turística como um todo, inclusive o próprio setor de hotelaria, já que viagens internacionais e até mesmo em território nacional estão proibidas. Ou seja, não existe muito hóspedes ocupando os hotéis no momento e isso afeta também o setor de serviços, já que o setor de hotelaria é responsável por uma boa parte da movimentação econômica do mesmo.

O texto é bem dinâmico, perfeito para uma aula. Os conceitos estão bem pontuados, bem diretos, e foram usados dados, algumas vezes até numéricos, para provar as informações que estavam sendo passadas. Além disso, também se utilizaram bastantes exemplos de possíveis situações. A utilização de questões com respostas já disponibilizadas também é um excelente método de ensino.

Para pessoas que buscam estudar ou se aprofundar em seus estudos no ramo turístico ou de hotelaria, esse é um bom texto para se ler.

Palavras - chaves: Hotelaria; setor; serviços; economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com