TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias em Turismo

Por:   •  13/9/2016  •  Seminário  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

Turismo Mundial

Os primeiros grandes deslocamentos acontecerem com a consolidação do Cristianismo e a criação da igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, tornando-se constante a peregrinação para aquela região e a partir do Sec. VI teve início a visitação a Roma dando origem a palavra Romeiro. No Sec. IX com a descoberta da tumba de Santiago, na Espanha começaram as romarias para aquela região, e as primeiras excursões pagas com os conhecedores dos caminhos que determinavam horários e outros procedimentos a serem seguidos.

As cruzadas entre os Séc.XI e XIV, a princípio militares e com motivação religiosa aumentaram as viagens e o comércio na Europa dando início as feiras mais movimentadas nas estradas e os meios de hospedagens que ofereciam serviços típicos de agências de viagens. Entre os Sec. VIII e XV eram comuns viagens a cavalos ou em charretes

Entre as feiras comerciais, e a procura das praias do mediterrâneo e os intercâmbios entre as universidades europeias.

Entre os Sec. XVI e XIX com a expansão comercial da Europa e o uso da bússola, os europeus conheceram lugares diferentes, iniciando atividades relacionadas com viagens, negócios e aprendizagem. No Sec. XVI surgiu o primeiro guia de viagens, na França e um dos primeiros hotéis do mundo no Egito, os Grand Tours, onde as grandes famílias começaram a mandar seu s filhos para outros continentes para conhecer outros idiomas e culturas, para que pudessem cuidar melhor de suas vidas. Na metade do Sec. XIX tornou-se mais fácil as viagens de recreação pela Europa, a busca pelos Spas e os jogos de azar aumentando o turismo.

No Sec. XVIII o turismo já era reconhecido pelo potencial econômico, e como um grande estimulador de outras atividades, no Séc. XIX, com a consolidação da Revolução Industrial, veio a transformação da economia, da sociedade, os avanços científicos e tecnológicos. Com a produção e a relação com os trabalho modificada, os trabalhadores conquistaram ganhos sociais como redução da jornada de trabalho, férias remuneradas e viagens de trens, que eram privilégio apenas da lata sociedade.

Em 1841 Thomas Cook organizou a primeira viagem coletiva

Começando a comercialização de viagens como conhecemos hoje, realizou viagens pela Europa, USA, África lugares onde incentivou pessoas e negócios, ele também foi o criador do voucher de hotel começou a utilizar serviços de guias de turismo a partir de 1846.

Em 1850 a "American Express" começou suas atividades, criando o treval cheque e também uma das maiores agências de viagens da história prestando relevantes serviços a o turismo mundial.

O começo do século XX foi extremamente tumultuado pelas disputas econômicas que levaram o mundo à Primeira Guerra e paralisaram o turismo. Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial teve início o turismo de massa que foi resultado das novas conquistas dos trabalhadores.

-Em fevereiro de 1919 foi realizada a primeira viagem turística aérea entre Paris e Londres, em um avião que seria usada na 1° Guerra, tinha 12 lugares e fez o percurso em duas horas e meia.

Em 1925 houve um Congresso Internacional em Haia, Holanda, reunindo as Associações Oficiais de Tráfego e Turismo de diferentes países, e providências foram tomadas para a formação de um órgão internacional que viria a ser a UIOOT – União Internacional de Organizações Oficiais de Turismo.

Durante a segunda Guerra o turismo parou, e em 1945 com a criação da ONU ele foi reconhecido como atividade econômica e mundial, ficando sobre a responsabilidade da Unesco, até a criação da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1970, hoje a sede está em Madrid na Espanha.

Após o fim da Segunda Guerra teve início o período econômico conhecido como Bem-Estar Social.

Em 1949 foi vendido o primeiro pacote aéreo colocando o avião como principal opção de todos os envolvidos com a atividade intensificando a cada vez mais, estimuladora de outras, e aumentando a econômicas de muitas cidades e países.

O primeiro congresso de Turismo Social foi realizado em 1956 em Berna, onde foram aprovadas por outros países europeus as férias remuneradas impulsionando a criação de novas agências e operadoras em todo o mundo.

Nas décadas de 80 e 90 vieram as melhorias nos transportes e a internacionalização de redes hoteleiras que modificaram o perfil do turismo, com mais pessoas viajando exigia-se uma melhor formação dos profissionais, qualidade do serviço, e novo parceiro como o marketing e a publicidade e mais investimento em infraestrutura. Na década de 90 o turismo passou a fazer parte da economia de vários países.

Nos anos 2000 internet e o comércio eletrônico impulsionaram a necessidade de novas mudanças e de adaptações não apenas para a diferenciação da comercialização, informações disponíveis a respeito das ofertas, infraestrutura segurança e qualidade de serviços. As tendências atuais são viagens para lugares seguros, limpos agradáveis e com bons serviços.

Turismo no Brasil

Um dos primeiros lugares a receber turistas foram Petrópolis, Poços de caldas e Campos do Jordão, o melhor Hotel desse período foi o Grande Hotel, de São Paulo, construído em 1878.

Em 1907 o Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com