TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURISMO E TECNOLOGIA

Pesquisas Acadêmicas: TURISMO E TECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 6

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 Período - 2014/1º

Disciplina: Turismo e Tecnologias Curso: Licenciatura em Turismo.

Observações:

I. As questões 1, 2 e 3 deverão ser respondidas através de textos dissertativos.

II. As respostas serão avaliadas, sobretudo, no conteúdo, na coesão e concisão textual. Isto é, recomendamos que busque uma resposta rica e completa, porém seja breve.

III. Esta avaliação(AD1) vale até 10,0 pontos. Sendo:

a) 2,5 (dois pontos e meio) obtidos da participação do Fórum de Apresentação atividade on--‐line do Módulo 1 - (apresentação + comentário);

b) 7,5 (sete e meio pontos) obtidos das 3 questões desta AD.

Questão 1- No caderno Didático aula 1, vimos que o turismo é fortemente influenciado pelos avanços tecnológicos. No mundo contemporâneo, tais avanços concentram-se principalmente no que diz respeito ao uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação. E o uso das TIC, a cada dia, faz surgir inovações que são absorvidas em diversos setores, inclusive o de turismo. Uma dessas TIC é o Location- Based Services (oferta de serviços, baseada na localização dos usuários, que está se popularizando com os atuais tablets e smartphones). Este rescurso tem como base a utilização da posição geográfica para ofertar ao usuário um conjunto de informações.

Explique, e exemplifique autilização dessa Tecnologia do turismo. (Valor: até 2,5 pontos)

Resposta: As aplicações LBS são os destaques no mundo do desenvolvimento sem-fio e a J2M tornou-se um padrão para o desenvolvimento desse tipo de aplicação, pois fornece um conjunto de classes e funcionalidades voltadas para esse fim, e dispõe de outras importantes características como: entrega dinâmica de conteúdo; segurança; compatibilidade entre plataformas; conteúdo interativo; acesso Offline; o poder da linguagem orientada a objetos e a padronização da indústria através do Java Community Process. A Location contém as classes básicas necessárias para solicitar, recuperar e exibir uma localização geográfica além de integrar dados básicos de posição e de orientação com armazenamento persistente de POI (Points of Interest - marcos ou landmarks).

Seja através de satélites GPS, ou de sistemas terrestres, serviços baseados em localização (de Location-Based Services – LBS) podem auxiliar os automobilistas, orientar os turistas, ou informar o público em geral sobre características e serviços referentes à determinada zona ou região.

O LBS é, basicamente, a convergência de várias tecnologias atuais, tais como: comunicação móvel, tecnologias de localização, dispositivos móveis (DM) com Internet, sistemas de informação geográfica (SIG), servidores de aplicações e banco de dados “espaciais” (Oracle Spatial, MySQL, PostGIS,). Em resumo podem ser definidos como qualquer serviço com valor agregado cuja principal função é obter informações que determinem a localização do dispositivo móvel e, baseado nas mesmas, oferecer serviços de acordo com o contexto de utilização com a ajuda de vários métodos de indexação e serviços de orientação.

Entrelado à tudo isso, tais tecnologias podem nos favorecer e muito pelo ponto de vista Turístico nacional, pois as vèsperas de sediarmos eventos de âmbito internacional, tais como; Copa 2014 e Olimpíadas 2016; contar com as tecnologias avaçadas permite maior enganjamento dos profissionais do setor turístico com os visitantes; permitindo assim um aumento no fluxo de visitantes; passando a visão de um Rio hospitaleiro; devido a nossa autenticidade diversificada. Ademais, deve-se como em toda atividade Turística, que haver uma atenção e preocupação com a integração daTecnologia; pois impactos negativos podem comprometer a funcionabilidade do evento, como ; má qualidade na prestação de serviços; violência x sensação de insegurança; barreira do idioma; falta de informação confiável; etc.

Questão 2 – No texto complementar 01 “ A Tecnologia da Informação na Indústria do turismo” foi apresentando um cenário de uso de TI e, sobretudo, de acesso à internet em alguns países e no Brasil. Uma década após, esse cenário já é bem diferente. Faça uma pesquisa na Web, e descreva com o está hoje, o acesso à internet em termos percentuais, de velocidades disponíveis, custos, tempo de acesso, etc. Em alguns países do globo e principalemente no Brasil.

Resposta: Os Estados Unidos tem fama de ter internet rápida e barata. A empresa de alta tecnologia Akamai, responsável por distribuir conteúdos tão importantes e complexos como o do Google, afere uma velocidade média de 18.7Mbps por usuário. Se filtrar as cidades dos Estados Unidos sem universidades à velocidade cai dramaticamente, sendo assim a média de velocidade nos Estados Unidos cai para 5,2 Mbps. Neste caso não se pode considerar os Estados Unidos como a velocidade mais rápida do mundo. Na média de velocidade de internet esta classificada no 15º no ranking mundial.

No primeiro trimestre de 2010, calculado pela Akamai a média máxima de conexão no mundo é de 66 Mbps no Japão, a Coréia poderia ser o líder do ranking se a média fosse somente da Coréia do sul, sem calcular a Coréia do norte (já que o país se dividiu em todos os aspectos).

Japão não é líder somente de velocidade no ranking mundial de internet, também lidera o mundo com o menor custo de internet, conforme dados recentes da OCDE.. Japão desfruta do custo de 1 megabit por $0,27 por mês. Isto quer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com