TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação - Unisul

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia Da Informação - Unisul. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

| Atividade de avaliação a distância (AD) |

Disciplina: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Rosa Cristina Ferreira de Souza

Nome do aluno: Marcelo Wermelinger

Data: 19/09/2011

-------------------------------------------------

Orientações:

* -------------------------------------------------

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

* -------------------------------------------------

Entregue a atividade no prazo estipulado.

* -------------------------------------------------

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

* -------------------------------------------------

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia trechos do case da Tilibra e, após, responda à questão formulada:

“Na Tilibra uma das estratégias da empresa que estimula o funcionário vestir a "camisa da empresa" foi instituída em 1997 e foi batizada pelo nome de Programa de Melhorias Tilibra. De acordo com Ricardo Carrijo, diretor de Qualidade, este programa foi implantado com os objetivos de reduzir custos e diminuir a quebra de equipamentos. "Na oportunidade também tínhamos como meta a melhoria dos nossos produtos e abrimos espaço para as pessoas, que atuavam na Tilibra, apresentassem propostas viáveis e que pudessem ser implementadas no dia a dia", relembra, ao acrescentar que todos os profissionais foram convidados para participarem do programa. Consequentemente, criou-se um Sistema de Reconhecimento para estimular a participação efetiva dos profissionais. "Hoje, faz parte da rotina das nossas equipes apresentarem sugestões que podem ser implementadas", frisa Carrijo. Todo colaborador da Tilibra pode participar do programa. Para isso, as próprias equipes têm a liberdade de mesmo antes de apresentar uma sugestão, já implantá-la no dia a dia das suas atividades. Dessa forma, o grupo apresenta os resultados obtidos através de um formulário que leva em consideração quesitos como, por exemplo: produtividade; produtividade, tempo de entrega do produto e motivação. "Oferecemos aos participantes que tiveram suas sugestões consideradas viáveis premiações bimestrais consideradas simbólicas como jantares e cafés da manhã. Mas também temos um ponto alto, quando é realizada uma avaliação anual e os grupos que apresentaram propostas significativas recebem como prêmio uma viagem. Todos os membros das equipes vencedoras são contemplados e podem levar um acompanhante na viagem. Essa é uma forma dos nossos funcionários compartilharem as conquistas com os familiares, com as pessoas que eles amam", assinala Ricardo Carrijo, ao enfatizar que a receptividade tem sido tão positiva que apenas em 2010, mais de três mil melhorias foram implantadas na companhia.” (Fonte: Rh.com.br)

Com trechos deste case da Tilibra, publicado em www.rh.com.br, escreva um texto entre 15 e 20 linhas apresentando o porquê de as empresas necessitarem de líderes que saibam desenvolver suas equipes. (4,0 pontos)

R. A função de lideres para o desenvolvimento das atividades tem um importante papel no gerenciamento de equipes mesmo com toda tecnologia, recursos financeiros e materiais, pois sua tarefa é orientar os indivíduos de maneira coletiva ou individual sobre a necessidade de realizar trabalhos que possam gerar excelentes resultados para a organização. Para as empresas a atuação de liderança tem um papel fundamental no desenvolvimento das equipes que necessitam de um direcionamento focado no alto desempenho de suas atividades.

O líder cria condições para que seja explorado o potencial de criatividade das equipes, formando idéias que se transformam em bons resultados para empresa gerando economia e aumentado os resultados. Para uma organização o papel de liderança é usar suas experiências para influenciar suas equipes de colaboradores colocando em prática suas idéias e atitudes oferecendo oportunidades para aprender e desenvolver as atividades, não abrindo mão da motivação e do reconhecimento.

Desta maneira, uma organização bem sucedida é aquela que consegue através de uma boa liderança administrar sua equipe com indivíduos das mais diferentes características e promover a liberdade de idéias. Muitas vezes um funcionário tem baixo desempenho porque seus trabalhos estão limitados a rotina, o que pode vir a comprometer toda sua produtividade.

2. Jesus foi um judeu com uma nova missão. Apresentou a multidões, fez discípulos que continuaram com a divulgação de sua mensagem. Fez uso da cooperação e serviu pessoas dando-lhes alimento, lavando os seus pés, apaziguando ânimos, mobilizando pessoas com mensagens espirituais e emocionas; mas quando foi preciso também foi enérgico e coercitivo. 2011 anos depois sua mensagem é pregada em todo o planeta, e a contagem dos anos é dividida antes e depois de sua presença física.

Jesus é tido como o maior líder que já existiu.

Comente esta afirmação, entre 10 e 15 linhas, justificando sua resposta à luz das teorias de liderança. (3,0 pontos)

R.

No meu entendimento, liderança tem a ver com força, com opinião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com