TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestao

Artigo: Tecnologia De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

No presente artigo enfatizam-se as principais ferramentas de gestão empresarial para a busca da qualidade nas organizações. Procurar-se-á descrever de maneira clara e objetiva a filosofia de cada técnica, proporcionando uma compreensão fácil e rápida. Destina-se principalmente a estudantes de cadeiras como CST em Gestão Financeira / Logística, pois são aquelas que mais se relacionam com a qualidade no interior das organizações, para tal informações utilizamos o PLT 148 Tecnologias e ferramentas de gestão.

INTRODUÇÃO

Além daquelas mudanças ocorridas recentemente o mundo está em constante transformação, e nada é mais constante do que a mudança. É inevitável que tudo mude ainda mais, por exemplo: se as pessoas mudam as regras do jogo, deve-se mudar o modo de jogar. De uma maneira geral, as empresas não acompanham as mudanças ocorridas, ou o fazem mais lentamente. Isso quer dizer que, a organização e o modo de gestão das empresas não tem acompanhado as transformações do mundo dos negócios. Além de conhecer o que está mudando, é muito importante para o sucesso empresarial, observar as tendências ou para onde caminha a realidade. E mais importante do que saber e conhecer as mudanças, é necessário avaliar como elas afetam as empresas e o que deve ser feito para se adequar a essa realidade que se altera constantemente. As ferramentas de gestão está inserida neste universo de mudanças que ocorrem todos os dias. Para melhor entender faremos um resume de estudo referente ao capitulo 11 ate o 13, e vermos como melhor se encaixa essas ferramentas na empresa de estudo, tanto para a ATPS como para a empresa do PROINTER.

1 Sistema de Informações Gerenciais – SIG

Por meio de decisões e ações de seus gestores, as organizações, em constante mutação, notam a necessidade de realizar reestruturações, reorganização de processos, flexibilização de ações, adaptações e modificações de ordem política, social e econômica, para continuarem presentes e crescentes no mercado de negócios. Desta forma, ao se observar a aceitação da informação como ferramenta de valor, da mesma forma que outros recursos da organização, essa visão pode gerar impactos organizacionais.

A gestão da informação é um conjunto estruturado de atividades que incluem a maneira como uma empresa obtém, distribui e usa informação e conhecimento.

As organizações destinam parte do orçamento para compra e melhoria dos elementos tecnológicos. Como os SI são compostos por elementos que interagem em um ambiente composto por diferentes necessidades, pode-se sugerir que o investimento seja direcionado aos diversos componentes de forma a atender essas necessidades. Os SI atuais desempenham um papel vital no sucesso empresarial, pois fornecem a estrutura de que uma empresa necessita para operações eficientes, administração eficaz e vantagem competitiva. As funções empresariais estão relacionadas com as atividades especializadas das organizações e podemos citar vendas, marketing, produção, contabilidade e recursos humanos. Também é usado como fonte de informação para o desenvolvimento; criação de produtos e serviços exclusivos; e planejamentos estratégicos.

Dentro dos SI destacam-se algumas ferramentas que são os sistemas de gestão empresarial. Esses sistemas, baseados no conhecimento gerado pela empresa, apóiam a criação, organização e disseminação de conhecimento dentro dela. À medida que o conhecimento se torna um patrimônio essencial e estratégico, o sucesso da empresa depende da capacidade dela de produzir; reunir; armazenar e disseminar o conhecimento, tornando-se mais eficaz e eficiente na utilização dos recursos. Para qualquer tomada de decisão, deve-se considerar a quantidade de informações e dados a disposição do administrador. Para resolver tal problema, é necessário utilizar as ferramentas de SIG em uma hierarquia capaz de diferenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com