TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestao

Monografias: Tecnologia De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  3.593 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como ponto de partida conhecer mais sobre o funcionamento tecnológico de uma empresa e examinar procedimentos e mecanismos que possa ajudar a capacitação tecnológica, tendo e vista que a tecnologia é o principal instrumento de que dispõe uma empresa a alcançar a competitividade, temos a intenção de identificar elementos que possam contribuir com o processo de gestão tecnológica, estamos vivenciando um cenário em que as empresa estão cada vez mais expostas as leis do mercado assim aumentando a busca por novas tecnologias e eficiência gerencial indispensável para a competitividade.

Buscamos tudo com uma boa relação e respeito entre empresa, meio ambiente, colaboradores e comunidade, para que a empresa não busque somente espaço no mercado, mas também qualidade nos serviços e produtos oferecidos.

Tecnologia de Gestão

A empresa escolhida é a empresa Saúde e Vida Produtos Integrais e Orgânicos, localizada SPLM, CONJUNTO 03 LOTE 04 LOJA 01 – RIACHO FUNDO I (DF), uma empresa de médio porte que atua no segmento de produtos integrais e 100% orgânicos, os produtos comercializados são produtos sem agrotóxico e derivam de um sistema agrícola que busca manusear, de maneira equilibrada, o solo e os recursos naturais (água, animais, plantas, entre outros), conservando-os em longo prazo e mantendo sua harmonia. A empresa atualmente conta com 12 funcionários, distribuídos nas áreas, financeira, marketing, logística, administrativas e vendas.

A empresa em questão tem o objetivo de sempre estar buscando espaço nesse mercado em acessão, um mercado ainda em desenvolvimento, com muita dedicação demonstrando confiança, responsabilidade, agilidade e garantia de qualidade aos clientes. A mesma busca através desse valores a satisfação dos clientes e a satisfação e realização dos colaboradores, sempre contribuindo de alguma forma para uma vida e um mundo melhor.

Escolhemos a empresa Saúde e Vida Produtos Integrais e Orgânicos por ela transmitir a necessidade de oferecer alimentos mais saudáveis e de qualidade para a população, sempre buscando confiabilidade e comodidade nos serviços prestados. Os nossos gestores especialistas estão sempre cuidando da segurança alimentar e nutricional dos alimentos comercializados, preocupados com o direito das pessoas ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e que seja isento de componentes que possam prejudicar sua saúde.

O Gestor dessa área de Alimentos é um profissional que busca o controle de qualidade na produção e, ainda, na implantação e implementação de novas técnicas de trabalho e consultoria à empresa e que visa melhorar os níveis de produtividade.

Compreendendo primeiro que o conceito de Gestão refere-se ao ato de gerenciar e administrar, significa, entre outras coisas, o ato de permitir que um indivíduo de excelente atuação empresarial realize livremente seu trabalho. Entende-se então que o gestor é o mesmo que administrador, só que com uma nova roupagem, com novas responsabilidades e habilidades, sendo o responsável pela gestão.

Abordando agora o tema de gestão organizacional, temos que gestão organizacional é aquela que visa planejar, organizar, implementar, avaliar e controlar a performance conjuntural de uma organização empresarial, buscando a eficiência dos processos, a eficácia das ações, o aumento da produtividade e o desempenho qualitativo dos serviços e das atividades afins, e a Qualidade de Vida no ambiente empresarial.

Sendo o gestor alguém pertencente à organização e a quem compete à execução das tarefas confiadas à gestão, ele deve estar orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflita a cultura da empresa para administrá-la em direção ao objetivo. Ele vai investir nas melhorias, no aprimoramento e na obtenção de recursos que possam maximizar os seus resultados. Conduzir a organização em um ambiente dinâmico e próspero será o seu desafio e isso vai requerer um olhar com extremo cuidado sobre o futuro da empresa.

O gestor organizacional será definido pelas suas funções e desempenhará vários papéis em cada organização, e um papel é o conjunto de expectativas de cada organização a respeito do comportamento de uma pessoa.

Segundo Mintzberg os papéis do gestor estão distribuídos em três amplas categorias:

1. Papéis interpessoais: Como o gestor interage.

2. Papéis informacionais: Como o gestor intercambia e processa a informação.

3. Papéis Decisórios: Como o gestor utiliza a informação em suas decisões.

Assim se conclui que o gestor organizacional é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controle.

Hoje em dia a qualidade não é apenas um diferencial dos produtos e serviços, mas sim o mínimo para que as empresas se mantenham competitivas e atraentes no mercado, pois os consumidores buscam durabilidade, menor custo possível e garantia de um bom produto.

Quando surgiu a gestão de qualidade total consideravam que para obter qualidade necessitava de grande esforço, mas com o passar dos tempos chegaram à conclusão que isto seria uma necessidade se quisessem permanecer ou sobreviver no mercado. Juran (2002) destaca duas características principais da qualidade: características dos produtos e ausência de deficiência.

Mesmo hoje em dia se falando mais e mais em qualidade fica claro que ao longo da história sempre existiu esta preocupação a seu respeito, pois de acordo com Maximiano os filósofos gregos tinham o ideal de chegar a excelência que seria a qualidade total. Em 1930 surgiram os primeiros passos para implantação do processo de controle de qualidade que foi aplicada pelo americano Shewhart , dos laboratórios Bell que em 1924 desenvolveu as chamadas cartas de controle, que contribuíram para tomar ações preventivas na identificação de problemas na produção. No fim da segunda guerra mundial a qualidade ganhou uma nova dimensão, pois identificaram que 80% das falhas eram gerencias e não técnicas, nas últimas décadas vários autores criaram varias teorias para formalizar os conceitos de qualidade e cinco fases constituem este conceito: Adequação ao padrão, adequação ao uso, adequação ao custo, adequação as necessidades emergentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com