TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestao

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo

A aula-tema 1 inclui os Capítulos 1 e 2 do livro-texto, Tecnologias e ferramentas de gestão[1] (PLT). Esses capítulos tratam da evolução histórica da Ciência da Administração, desde o surgimento e a expansão da industrialização no mundo ocidental, passando pelas principais teorias ou escolas de Administração, surgidas no século XX. São conceituados os termos mudança, mudança organizacional, paradigmas e processos, e são apresentadas suas características. Também são expostos os conceitos, as características e os papéis tanto do gestor como do consultor nas organizações, além da função e da importância da consultoria e seu papel nas organizações.A aula tem por objetivo: (1) facilitar a compreensão do processo de mudança organizacional; (2) descrever processos e a ideia de haver atualmente organizações orientadas para os processos; (3) apresentar o conceito, os papéis e as características do gestor organizacional; (4) mostrar a atuação do consultor e da consultoria e, ainda, os motivos para contratar uma consultoria empresarial. Vamos começar nosso percurso pela Revolução Industrial.

A Revolução Industrial, ocorrida na Europa a partir de 1750, provocou profundas mudanças em toda estrutura social, comercial e nas formas de trabalho. A máquina a vapor foi seu símbolo. Uma máquina nessa época conseguia realizar o serviço de dezenas de pessoas, otimizando tempo e recursos. O segundo período da Revolução Industrial foi marcado pela entrada do aço, da eletricidade e do petróleo, que substituíram o vapor. A ciência passou a dominar a indústria, e palavras como competitividade e eficiência surgiram nesse meio.

Alguns teóricos da época são bem conhecidos, como Frederick F. Taylor. No início do século XX, nos Estados Unidos, Taylor e um grupo de engenheiros criaram a Administração Científica. As tarefas do chão de fábrica foram estudadas e pensou-se em organizar a produção. Outros, como Fayol, na Europa, focaram na organização e lançaram as bases da Teoria Clássica, centrada no desempenho organizacional. Outros teóricos começaram observar a importância do homem no processo de produção. O papel das pessoas na empresa passa a ser incluído como fator relevante. Surge a Abordagem Comportamental da Administração e temas como motivação e liderança passam a ser considerados a partir dos anos 1960.

Mudança organizacional pode ser definida como um processo de modificar a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de alcance de seus objetivos. Implicam a criação de novas formas e modelos para administração e inovação de teorias. Mas aceitar mudanças não é tarefa simples, porque temos paradigmas assumidos. A quebra de paradigma pode estar relacionada à visão dos problemas sob diferentes ângulos e à invenção de soluções criativas para eles. Assim, pode-se dizer que mudanças implicam a criação de novos paradigmas.

No atual cenário de rápidas mudanças e forte concorrência, fatores que pesam no processo de gestão são os relacionados a qualidade, criatividade e racionalização dos processos, a fim de eliminar desperdícios e flexibilizar o sistema.

Os gestores modernos devem ser capazes de adequar os colaboradores para que eles respondam, prontamente, à exigida agilidade do mundo moderno. Devem desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno como as do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas no mercado nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com