TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

Marketing

Tecnologias de Gestão

Nome | RA |

| |

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 3 Tecnologias:

Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)

Professor: Érico Pagotto

A empresa Webcavs tem como foco a, produção e edição de vídeos, a correção e edição de imagens,layout de sites, produção de capas, marketing de produtos,cartões de visita, email Marketing e criação de lojas virtuais. A empresa fica na Rua Tamatai, Nº 214, em São Paulo, Zona leste.

Os setores terceirizados da Empresa Webcavs são os trabalhos que não são o foco da empresa, como diz no texto da PLT escrito por Franco “delegar a terceiros as atividades-meios da organização”, temos algumas áreas que não são atividades-fins da empresa e elas são terceirizadas, em seguida seguem as áreas terceirizadas da empresa: limpeza, Recursos Humanos, Contabilidade, Segurança, Manutenção predial, Gráfica e Comercial.

A vantagem maior em terceirizar estes setores, seria pelo fato da empresa “concentrar apenas nas tarefas essencialmente ligado ao negócio em que atua” (GIOSA, 1997, p14)

Tendo o foco diretamente na atividades-fins da empresa como alguns direcionamentos citados abaixo:

* Foco no negócio

* Redução de custos

* Aumento da produtividade

* Ganhos de escala

* Ganho de qualidade pela especialização

* Atualização tecnológica por conta da terceirizada

* Diminuição da responsabilidade social e sindical

No meu ponto de vista, não consigo visualizar alguma outra atividade que possa ser terceirizada na empresa em que trabalho, que não venha a colocar em risco as atividades-fins da empresa.

Alguns riscos podem trazer até mesmo a falência da empresa, veja em seguida alguns pontos que devem ser sempre bem observados em uma empresa que opta por terceirizar suas atividades-meios:

* Comprometimento do desempenho

* Diminui a inovação

* Dificuldade na escolha dos parceiros

* Coordenação fragilizada

* Perda do controle de custos

* Demandas judiciais

Quando terceirizamos temos que estar sempre ligados na forma da empresa terceirizada de trabalhar, pois todo o contesto final, de um resultado, podem ser modificado mediante a visão da terceira.

Referências Bibliográficas

www.pibnet.com.br

FRANCO, D.H.; RODRIGUES, E.A.; CAZELA, M.M. Tecnologias e Ferramentas de Gestão. PLT. Campinas: Editora Alínea, 2009.

GIOSO, L. A. Terceirização: uma abordagem estratégica. São Paulo: Pioneira, 1997.

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

Marketing

Tecnologias de Gestão

Nome | RA |

| |

Andréia Oliveira da Silva | |

Fernando de Siqueira S. Miranda | |

Atividade Colaborativa - Aula-tema 1

Desafios para o Gestor Contemporâneo

Professor: Érico Pagotto

Gestor Organizacional tem como objetivo desvendar paradigmas, levando a empresa a estar se colocando no mercado com uma visão ampla do que esta acontecendo em todo o ambiente, visando não somente o ambiente interno, como também o ambiente externo. Falando de ambiente externo, salvo citar que, mesmo tendo todo seu movimento de ações no mercado nacional interno, a Empresa tem que ficar “antenada” no que esta acontecendo no mercado externo da economia em escala global. (PLT pag.51) Todo o dinamismo do Gestor Organizacional, seu conhecimento técnico, trás uma inovação ao processo da gestão/administração da empresa.

As empresas, Extra, Ponto Frio e Assai, são Empresas ligadas ao Grupo Pão de Açúcar, que hoje tem diversas lojas com suas bandeiras especificas, espalhadas por todo o Brasil.

Seu segmento é diversificado, segue algumas das segmentações dentre varias do grupo: eletro, eletrônico, alimentício, farmácia, padaria, açougue, etc...

Tem todo tipo de tamanho, tem os Minimercados, Supermercados, e os Hipermercados. Tem mercado pra todo gosto da população.

A teoria aplicada para o crescimento do grupo Pão de Açúcar, pelo Gestor Abílio Diniz, trás um resultado satisfatório e um crescimento magnífico na melhoria, enfatizando a teoria básica de ser melhor a cada instante, essa teoria trouxe um bom crescimento ao Grupo. Gestor Empreendedor, inovador, eficaz, visionário e capaz de perceber o que os outros não percebem – oportunidade. (PLA pag. 54).

Como dito por Abílio Diniz “hoje temos que ser melhor do que ontem, e amanha ser melhor do que hoje” creio que isso muda muitas coisas, crescer sem estrutura não tem sentido, é correr atrás do vento. Melhoria continua é o que precisa ser feito.

Referencias:

FRANCO, D.H.; RODRIGUES, E.A.; CAZELA, M.M. Tecnologias e Ferramentas

de Gestão. PLT pag51 e 54. Campinas: Editora Alínea, 2009

http://www.youtube.com/watch?v=80d3nD88U2Q

acessado em 14/10/2012

Abílio Diniz – fundador do Grupo Pão de Açúcar

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com