TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Trabalho Universitário: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2012  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  1.394 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação á Distância

Curso: Marketing

Disciplina: Comportamento Organizacional

Alunos: Arcângela Mª de Silva dos S. Gomes. RA: 381231

José Everardo Lucas RA: 381296

Janne Eyre Moura Oliveira RA: 378974

Karolina Morgana da Silva RA: 370564

Solange Maria de Sousa RA: 351232

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito

Teresina, Piauí – 09 de abril de 2012

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho visa destacar o conceito de Comportamento Organizacional, bem como compreender a importância, trabalho em equipe, inovação, comunicação e percepção dentro da organização. Esta ATPS traz além desses estudos os diferentes tipos de conceitos de comportamento organizacional. A eficácia e a eficiência são dois fatores relevantes para o reconhecimento da empresa pois é através destas que pode-se analisar se a empresa está alcançando seus objetivos.Também pode-se destacar os sistemas abertos e fechados de comportamento organizacional, onde os sistemas abertos sofrem constante interação dual com o ambiente. Já os sistemas fechados não interagem com o ambiente. Esta ATPS traz além desses estudos os diferentes tipos de conceitos de comportamento organizacional.

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional (CO) passou a ser amplamente observado e estudado a partir do surgimento da Teoria Comportamental da Administração que enfoca as ciências do comportamento e a realização humana dentro do ambiente organizacional, porém dentro de um contexto mais amplo.

Dentro de uma organização a eficiência e a eficácia são dois fatores importantes para o reconhecimento da empresa junto ao mercado em que se encontra inserida e junto aos públicos externos e internos. É através destes que se pode avaliar, se uma empresa está alcançando seus objetivos ou se é preciso implantar mudanças no processo produtivo da mesma.

Esta atividade prática supervisionada (ATPS) tem como objetivo um estudo mais aprofundado sobre o comportamento organizacional (CO), sobre a importância de eficiência e eficácia dentro da organização, sobre trabalho em equipe, bem como sobre inovação, percepção e comunicação, para melhor entendimento destes assuntos tão importantes e necessários dentro da organização como um todo, bem como a geração de discussões positivas, idéias inovadoras.

Durante a realização desta ATPS, vamos abordar quatro capítulos baseados em fundamentações teóricas com citações de autores conceituados na área de administração, estes capítulos serão assim divididos:

Capítulo I - Conceitos sobre o comportamento organizacional e quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados do CO.

Capítulo II – Conceito sobre Inovação.

Capítulo III - Neste capitulo foi abordado o tema trabalho em equipe dentro da organização.

Capítulo IV - Neste capítulo foi estudado os conceitos de eficácia e eficiência bem como a importância das mesmas dentro da organização.

INTRODUCTION

Organizational Behavior (CO) was widely observed and studied from the onset of Behavioral Theory of Administration that focuses on the behavioral sciences and human achievement within the organizational environment, but within a broader context.

Within an organization's efficiency and effectiveness are two important factors for the recognition of the company in the market in which it is inserted and with the external and internal audiences. It is through these that one can assess whether a company is achieving its goals or if necessary, and implement changes in the production process thereof.

This activity supervised practice (ATPS) aims to further study on organizational behavior (CO), about the importance of efficiency and effectiveness within the organization, about teamwork, as well as innovation, perception and communication for better understanding these issues as important and necessary within the organization as a whole as well as the generation of positive discussions, innovative ideas.

During the performance of ATPS, we will cover four chapters based on theoretical predictions with quotes from renowned authors in the area of administration, these chapters will be divided as follows:

Chapter I - Concepts of organizational behavior and table comparing open and closed systems of CO.

Chapter II - Definition of Innovation.

Chapter III - This chapter dealt with the teamwork within the organization.

Chapter IV - This chapter has been studying the concepts of effectiveness and efficiency as well as their importance within the organization.

CAPÌTULO I - Comportamento Organizacional (CO)

Segundo CHIAVENATO (2000, p.422) “Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas”.

WAGNER III e HOLLEUBERH (2003, p.6) dizem que “Comportamento Organizacional é um campo de pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas organizações”.

“Time é o conjunto de pessoas com habilidades e potencialidades peculiares a serviço de um objetivo comum [...] com alto grau de comprometimento, que as faz responsabilizar-se por mais do que a simples realização de suas tarefas e atribuições individuais”. (COSTA RUBENS, 2007, p. 240).

De acordo com a definição dos dois autores acima citados, o comportamento organizacional é basicamente o estudo do comportamento do indivíduo dentro da organização, sobre suas necessidades, objetivos e expectativas em relação à organização e esta por sua vez, através da análise deste estudo tem a possibilidade de conhecer e identificar qual o potencial de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com