TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia De Gestão

Ensaios: Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 14

A empresa

Para a realização deste trabalho escolhemos a empresa Hospital Adventista de São Paulo.

Localizado na Rua Rocha Pombo, 49 no bairro da Aclimação – SP – São Paulo. Há ainda mais 4 unidades no Brasil localizadas no Rio de Janeiro, Belém, Manaus e Campo Grande.

A unidade de São Paulo atua no seguimento hospitalar: atendimento de pronto socorro, ambulatorial, diagnóstico e cirurgia geral. Um hospital de pequeno porte com 42 leitos, 310 funcionários.

Tem como sua missão promover o bem estar físico, mental, social e espiritual seguindo o exemplo do Senhor Jesus, o médico dos médicos.

Visão: Ser uma rede de excelência na prevenção e cura, promovendo a saúde integral.

Valores: O amor a Deus e ao próximo tendo o paciente como centro das atenções, o respeito ao sábado como dia sagrado, a ética profissional em todas as suas esferas, e a excelência na qualidade da prestação de serviços.

Nos últimos anos o Hospital Adventista tem passado por diversas mudanças organizacionais, podemos destacar dentre essas mudanças à padronização do atendimento tanto interno quanto externo através de treinamentos e consultorias oferecidos as cinco unidades do Brasil a fim der aumentar a qualidade de seus serviços, a implantação de ferramentas de sistema no último ano foi um desafio para todas as unidades, já que o grupo em busca de alcançar seus objetivos padronizou seu sistema operacional.

A unidade de São Paulo conta ainda com a construção de uma nova torre para o aumento do número de leitos, e serviços de especialidades específicas.

Escolhemos esta instituição pelo fácil acesso as informações, pois um dos membros do grupo trabalha na mesma.

Papel do gestor.

Os gerentes, ou administradores, são os agentes do processo administrativo. Os gerentes são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações.

O papel e o trabalho dos gerentes são temas centrais de estudos da administração e seus conceitos vêm despertando interesses de muitos estudiosos desde os tempos mais antigos.

Nessa etapa do trabalho abordaremos a visão de dois estudiosos.

Henri Fayol (1916)-Processo administrativo

De acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto, todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada. Para responder essa necessidade Fayol criou e divulgou sua própria teoria, a qual começa por dividir a empresa em seis atividades ou funções distintas, são elas:

1. Técnica ( produção, manufatura).

2. Comercial (compra, venda, troca).

3. Financeira (procura e utilização de capital).

4. Segurança (proteção da propriedade e das pessoas).

5. Contabilidade (registro de estoques, balanços, custos, estatísticas).

6. Administração (planejamento, organização, comando, coordenação e controle).

Fayol sugeriu que a função administrativa era a mais importante de todas e definiu cada um de seus componentes da seguinte maneira:

• Planejamento (previsão): examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.

• Organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.

• Comando: manter o pessoal em atividade em toda a empresa.

• Coordenação: reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.

• Controle: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as ordens.

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. Essa idéia aplica-se a qualquer tipo de organização, embora Fayol tivesse usado como ponto de partida uma empresa industrial. O trabalho do dirigente consiste m tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica.

Segundo ele, uma vez a empresa organizada, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial.

Chester Bernard (1938)- Funções do executivo

Abordou temas como eficiência e eficácia, equilíbrio dinâmico com o ambiente externo e autogestão.

Vejamos algumas idéias:

• A sobrevivência de uma organização depende muito mais do equilíbrio com um ambiente externo em contínua mudança do que dos sistemas internos.

• O executivo, para garantir a sobrevivência da organização, deve privilegiar a comunicação, como forma de obter s cooperação da organização informal. A organização informal, se devidamente reconhecida e compreendida, pode oferecer uma grande contribuição para sobrevivência da organização formal.

• Uma das tarefas mais significativas do executivo é a obrigação de doutrinar seus empregados, incutindo nele um senso de propósito moral. Bernard deu grande ênfase aos trabalhadores, que considerava o fator estratégico básico em qualquer organização.

• A cooperação entre os funcionários e os gerentes pode ser avaliada em termos de eficiência e eficácia. A capacidade de realizar objetivos explícitos, segundo Bernard, é a eficácia de um sistema cooperativo. A eficiência de um sistema é sua capacidade de satisfazer aos motivos dos indivíduos, incentivando – os a cooperar. Eficiência, em outras palavras é capacidade de atender os objetivos das pessoas.

Em resumo, as funções do executivo, de acordo com Bernard, abrangem três responsabilidades principais:

(1) Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal, como estratégia para possibilitar a eficácia da organização formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com